terça-feira, 12 de maio de 2015

Domingo das Mães - Momento de Fé, Carinho e Devoção

Só o amor não muda... Amor de mãe: amor incondicional

          O domingo, 10 de maio, na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré foi muito especial. A presença abençoada da Santa Mãe escolhida por Deus, a Senhora da Conceição Aparecida, grande padroeira do Brasil, trouxe a todos os paroquianos e visitantes a imensa emoção de tê-la em nossa cidade neste dia das mães.
            Com muito amor, a Santa Missa das 8h foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli Cristino e contou com a colaboração do Reverendíssimo Padre José Francisco e do seminarista Guilherme Carvalho, ambos filhos das terras nazarenenses.

            A celebração foi marcada pela grande e especial participação do menino e jovem seminarista Guilherme Carvalho, que fez uma meditação, pregando com sabedoria a palavra de Deus para toda a comunidade. O seminarista deu intenso destaque para a palavra amor. Sendo este amor de mãe, que é o mais verdadeiro de todos, de uma grande amizade, de um irmão, de um casal ou algum outro tipo de amor que se estabelece a partir de relações verdadeiras e concretas. 

            Além disso, o seminarista mencionou que o amor é a cura para a vida, pois ele atinge de forma verdadeira todos os corações e é capaz de curar as mágoas, as doenças físicas e da alma, o ódio e tudo aquilo que afasta todo cristão da presença de Deus. Para o seminarista, o amor do Cristo ressuscitado, acompanhado de um amor verdadeiro de mãe é a base para toda vivência. Desse modo, amar uns aos outros é o maior de todos os mandamentos, uma vez que é preciso reconhecer que somos filhos de um mesmo pai, que é Deus e de uma mesma mãe, que é Maria Santíssima.

        O jovem falou também a respeito das lutas que enfrentamos em nossas vidas. Durante as quais nos esquecemos de confiar em Jesus, que é o nosso maior auxílio. Assim, muitas vezes passamos pela dor a fim de que conheçamos o verdadeiro sentido do amor.

          Amor: uma palavra pequena, mas que possui um extremo poder de realizar, manifestar, acolher, respeitar, doar, falar, abraçar e transmitir diversos outros sentimentos bons. Uma das formas de amar é acreditar que Jesus Ressuscitado tudo pode mudar e realizar.


A Santa Missa das 10h 30min, assim como de costume foi direcionada a todas as crianças, as quais prepararam com carinho belas homenagens à Senhora Aparecida.
            No início da celebração as pequenas acolheram Maria Santíssima através de uma bela apresentação, entronizando no Santuário a Virgem Santa padroeira do Brasil com  coreografias e cantos marianos.
            No momento da reflexão as crianças foram catequizadas sobre o acontecimento milagroso ocorrido há 300 anos nas águas do Paraíba do Sul. Dessa forma, foi encenado, com carinho, pelas crianças o resgate da imagem de Nossa Senhora da Conceição pelos pescadores.

      
        A tarde do domingo trouxe consigo momentos muito especiais para aqueles que acorriam ao Santuário da Mãe a fim de agradecer, pedir ou louvar a Virgem Maria.Às 15h aconteceu mais um rico momento mariano, através do qual Padre Rondineli direcionou aos presentes uma grande catequese mariana, refletindo sobre as virtudes e valores marianos os quais nos levam ao Cristo. 


Após essas palavras, aconteceu a Consagração à Imaculada Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, ofertando a ela a vida das famílias nazarenenses, toda dificuldade e necessidade para que por meio de sua poderosa intercessão sejam alcançadas graças e milagres dos céus.



         Em seguida, às 16h, iniciou-se a recitação do Santo Terço de hora em hora, a cargo dos movimentos e pastorais da paróquia. 

       
         Momentos em que através da oração cristológica, suplicava-se de Nossa Senhora a bênção sobre todos os leigos engajados e sobre a Igreja.


           
 Este dia tão especial, de tantas graças e bênçãos para os filhos amados de Maria, teve o seu fechamento com a mesma chave com a qual foi aberto, a celebração da Santa Eucarística às 19h.



Muitos foram os fiéis que acorreram ao Santuário para se alimentarem do Pão da Palavra e do Corpo Santo de Jesus, à sombra do manto Daquela que o gerou. E mais uma vez fica evidente que o Coração de Maria é o caminho mais curto para se chegar ao Senhor e contemplar seus mistérios de Amor.


 

E pode-se dizer que a homilia proferida por Padre Rondineli foi uma exortação a vivência deste Amor. Pontos de partida para a reflexão foram a Palavra Proclamada, a Figura de Maria e as mães com seu exemplo de amor e doação.



Toda a celebração foi uma verdadeira expressão de confiança, súplica e intensa gratidão a um Deus tão bondoso e providencial ao desejar se fazer um com os homem e deixar como precioso legado a eterna presença de sua Mãe.



Pródiga em carinhos para com a Mãe Aparecida a comunidade fez uma emocionante coroação, a qual contou com a participação de uma geração de mães e filhas de Nazareno. As demonstrações de amor não cessavam de acontecer todos desejavam um instante de intimidade aos pés da Amável Mãe de Deus e da humanidade.




Após a bênção final, a Pastoral da Comunicação sorteou o ganhador da Ação entre Amigos, manifestando gratidão a todos que colaboraram de alguma forma.



A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré deseja a todas as mães que esse dia se repita por muitos anos, acompanhado de infinitas bênçãos de Deus e da intercessão da Santa Mãe Aparecida. Assim seja, amém!


           Matéria:Carmen Nogueira, Renato Garcia e Waldecy  Lopes
Fotos: Cássia Pereira, Iolanda Nazaré, João Vitor, Marcos Leitte e Waldecy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário