segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1º dia da Solene Novena em honra a Nossa Senhora de Nazaré

O dia 30 de agosto ficou marcado pelo início do novenário de Nossa Senhora de Nazaré, em celebração presidida conjuntamente pelos reverendíssimos sacerdotes Rondineli Cristino, Pedro Paulo e Vinícius Campos. Às 18h 30min, teve início a Santa Missa Dominical, atenciosamente acompanhada pelos presentes na cerimônia e também pelos ouvintes da rádio local. A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré revelou-se como um grande palco de devoção onde inúmeros fiéis honraram nossa Mãe do Céu.

No instante de Homilia, Pe. Vinícius tomou a palavra para refletir sobre os ensinamentos do Evangelho de São Marcos. Segundo o ilustríssimo sacerdote, o autêntico cristão não se detém somente no cumprimento das leis eclesiais, mas acima de tudo no sentido que as fundam enquanto princípios de maturidade espiritual e proximidade com Deus. Perante os fariseus e as demais autoridades da tradição judaica, Jesus expõe os costumes religiosos que eles defendem, ao passo em que questiona a insuficiência desses gestos se o coração deles não está voltado para o Senhor, mas única e exclusivamente para a lei e a obrigatoriedade de cumpri-la. Guardar os mandamentos não basta, é preciso praticá-los nas relações diárias.


No entanto, o cristão de aparências vivencia sua fé apenas no momento eucarístico e não estende as atitudes e sentimentos experimentados na Igreja para além dos seus limites. Por fim, o reverendíssimo padre destaca a suma importância de viver a fé professada e obedecer a lei do Senhor sob a forma de ações concretas e positivas em nossa relação com o próximo.

A partir do encerramento da Santa Missa, o povo de Deus comoveu-se de extremo louvor com a Novena do Primeiro Dia iniciada logo após as bênçãos finais consagradas pelo reverendíssimo Pe. Rondineli Cristino. Desde então, os sacerdotes, ministros e acólitos subiram novamente ao altar, desta vez ajoelhados em respeito e adoração àquela de cujo ventre nasceu a salvação de toda a humanidade.



A seguir, cânticos ecoaram no Santuário como um chamado para a presença dos anjos de Deus ao redor de Nossa Senhora. O espetáculo musical ficou por conta da Banda e Orquestra Municipal Nossa Senhora de Nazareth. No momento de meditação, Pe. Vinícius ressaltou a missão de Maria em sua entrega incondicional aos Planos de Deus. Impossível chegar ao Pai sem antes contemplar a Glória de nossa Mãe e fiel intercessora.




Ao final da Solene Novena a grande assembleia colocou-se na presença de Jesus Sacramento, momento em que o próprio Deus vivo se habitou em corpo, alma e divindade o Santuário, derramando as mais infinitas bênção sobre cada fiel.




Em seguida, todo povo de Deus fez seu momento de veneração pessoal diante da imagem da Virgem de Nazaré, agradecendo a Maria pela sua festa da natividade, período ímpar de encontro com o Senhor e de aprendizado dos valores marianos.


Matéria - Guilherme Augusto e Hugo Geovane
Fotos - Everton Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário