“Precisamos ser alimento e Eucaristia na vida das pessoas, precisamos ser a presença viva de Cristo onde quer que estejamos”
A Igreja celebra no dia de hoje, 26 de maio de 2016, a Festa do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Data extremamente especial, em que o povo de Deus faz memória àquela Quinta-feira Santa, quando o Senhor nos deixou o Santíssimo Sacramento do Altar.
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. A partir de então, os cristãos comemoram e vivenciam este dia com muito amor, doação e intimidade com o Cristo vivo, presente na Hóstia Consagrada.
No Santuário Nossa Senhora de Nazaré, a primeira Santa Missa aconteceu às 8h, onde muitos fiéis se fizeram presentes e puderam experienciar as inúmeras graças e o infinito amor de Deus. Além disso, a celebração foi marcada pela apresentação e rito de posse dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia.
O ministro extraordinário da sagrada Comunhão é um leigo a quem é dada a permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.
Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é Ministro Extraordinário da Comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.
O rito de posse foi, para todos os presentes, um momento de profunda emoção e intimidade com Cristo, uma vez que o chamado a servir parte, em primeira instância, do Deus uno e trino, cuja capacidade se materializa nos dons dados aos fiéis.
Cada irmão convidado a seguir esse chamado foi apresentado à comunidade e submetido à algumas perguntas feitas pelo sacerdote, o Reverendíssimo Padre Rondineli. Em seguida, eles se colocaram de joelhos e foram abençoados, a fim de estarem firmes e dispostos nessa nova e abençoada missão. Depois, colocaram os trajes designados aos ministros e, assim, embalados pela intercessão e força de Maria Santíssima, acolheram com amor o chamado do Pai Eterno.
A Eucaristia é pão, alimento e comunhão com o Senhor. Quando comungamos do Senhor, alimentamo-nos de Seus pensamentos, sentimentos e de Suas Palavras. Deixamos morrer em nós aquilo que é, simplesmente, humano para que o divino esteja em nós. Ela é o elo com o Senhor, é deixar que nossa mente e nossos sentimentos sejam como os de Cristo. Eucaristia é comunhão e missão com Deus. Não podemos comungá-Lo somente quando participamos; precisamos levar adiante o que recebemos. Por isso, o Cristo que recebemos faz de nós cristãos. Temos a missão de levar Cristo ao mundo e às pessoas; precisamos ser alimento e Eucaristia na vida das pessoas, ser a presença viva de Cristo onde quer que estejamos.
Que toda honra, glória, louvor, exaltação e adoração sejam dados a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, vivo e real na hóstia consagrada. Assim seja! Amém!
Matéria-Dany Santos
Fotos- Helder Ramos
Parabéns ao novos ministros da Eucaristia por esta nova fase que se inicia. Que N. Sr. Jesus Cristo e a Virgem de Nazaré os abençoem sempre. Fraterno abraço.
ResponderExcluir