Fim de semana festejando a Santíssima Trindade e seus feitos entre os povos
Findo o tempo pascal, a Santa Igreja dedica o domingo seguinte ao de Pentecostes à grande Solenidade da Santíssima Trindade; dogma da Igreja que representa a fé no Deus uno e trino que é Pai, Filho e Espírito Santo.
A liturgia desse domingo exalta um Deus cujo igual jamais se viu em outras religiões e filosofia. Um Deus próximo de seu povo que se compadece às necessidades dos seus e mais ainda, que habita entre eles. Havia tanto amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo que a Trindade Santa repartiu esse amor entre os homens, fazendo que o Unigênito Filho viesse a terra para salvar a humanidade.
Para que o Filho viesse ao mundo, o Pai Criador contou com a colaboração de Maria e o verbo se encarnou no ventre da menina judia pela ação do Espírito Santo. O mesmo cobriu-a com sua sombra e dela nasceu o Salvador que após sua ascensão prometeu que o mesmo defensor viria do céu para capacitar aos apóstolos e dar à Santa Igreja seus dons de sabedoria, temor de Deus, entre tantos outros oriundos do mais íntimo da Santíssima Trindade.
A diferença das pessoas da Santíssima Trindade foi representa de forma simples e de fácil interpretação na Missa das crianças. Em meio à assembleia infantil presente na Missa das 10h30min, Padre Rondineli tomou 3 meninos que o ajudariam na explicação; Gustavo, Leandro e Gabriel representaram as 3 pessoas da Trindade, diferentes, mas que agem em perfeita harmonia e compõem o Deus Trino e Uno.
A Santíssima Trindade está presente nas orações diárias de cada fiel. O Pai Criador : "Deus é Pai!", o Filho Redentor : "Sangue de Jesus tem poder" e o Espírito Santificador: "Descei sobre nós e iluminai-nos", clamores populares que trazem as três pessoas para próximas de todos que caminham no compasso da bênção e dos desígnios de Deus.
O fim de semana dos dias 26 e 27 de Maio, cuja Santíssima Trindade foi celebrada solenemente contou ainda com a 5ª aula da Escola Mariana e um Encontro de Casais promovido pela Pastoral Familiar e pelo ECC.
Aos pés da Virgem Maria, Senhora do Livramento, os alunos da Escola Mariana meditaram o que diz o Concílio do Vaticano Segundo sobre a Pessoa de Maria, à devoção para com a filha predileta de Deus e também sobre sua participação na vida de Cristo e da Igreja.
O Encontro de casais teve início às 8h do dia 27, no Salão do Rosário. Participaram desse encontro diversos casais que já receberam o sacramento do matrimônio. A Santa Missa das 19h, presidida pelo pároco e celebrada no Santuário finalizou esse encontro e contou com a participação dos casais encontristas que proclamaram a palavra, apresentaram as oferendas e introduziram a imagem da Sagrada Família após a celebração.
Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Carmen Nogueira, Rodrigo Augusto.