Uma das devoções mais populares na cidade se fez festa no último domingo
Desde muito tempo, a Festa de Santa Rita de Cássia marca a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré pela forma com que é promovida, são minuciosos os detalhes que tornam a comemoração em honra da Santa dos Impossíveis um grande marco no mês de Maio,
Celebrada liturgicamente no dia 22 de Maio, Santa Rita de Cássia foi comemorada em sua memória antecipadamente no domingo (20) na Paróquia da Senhora de Nazaré. A procissão com a veneranda imagem teve início às 18h30min saindo do Santuário.
Alguns aspectos sempre chamaram atenção na trajetória dessa Festa promovida há muitos anos. A pioneira nessa devoção à Santa Rita foi Dona Lenita que difundiu nas terras nazarenenses o amor àquela que é invocada como a Santa das causas impossíveis. Seu retrato fica em lugar de destaque ao lado da imagem da Santa na janela principal do Hotel e Restaurante Mangueira onde a procissão faz uma pequena parada.
Jenner, Maria Helena e Cleuza continuam fielmente preparando a festa com muito carinho. Em alguns anos, os mesmos distribuíram aos presentes uma "santinho" com a oração de Santa Rita que ainda é guardada por muitos. De uns anos para cá, cada devoto que participa da procissão recebe uma rosa, flor que recorda a devoção a Santa dos impossíveis.
Em 2006, foi confeccionada uma faixa com os dizeres: "Santa Rita de Cássia, rogai por nós" e foi solta ao céu na chegada da procissão amarrada à balões cheios de gás hélio e a mesma foi trafegando entre as nuvens da noite do dia 22 até cair em uma fazenda cuja família ligou emocionada para os provedores da festa informando da chegada da faixa. E como nela estava escrito, Santa Rita orou por eles.
A Festa de Santa Rita contracenou, neste 2018, com a Solenidade de Pentecostes e a última Missa desse domingo especial para a Igreja foi presidida pelo pároco Rondineli à chegada da procissão, no Santuário,
Meditando sobre Pentecostes foi perceptível encontrar os frutos do Espírito Santo na vida de Santa Rita. A perseverança em meio às provações, a caridade, a retidão, a paciência e a obediência exalaram em Santa Rita assim como o perfume das rosas que foram abençoadas no final da celebração.
Muito mais do que celebrar Santa Rita, carregar sua rosa, todos são convidados a trazerem o exemplo dela para sua vida. Rita dos impossíveis é uma das santas mais populares da Igreja, pelos seus feitos junto aos seus devotos, mas também pelo exemplo que cativa, inspira e conduz.
Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Josiédson Expedito, Rodrigo Augusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário