Com júbilo e gratidão, a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré celebrou o encerramento do Ano Nacional do Laicato rendendo graças a Deus pela participação ativa de inúmeros leigos e leigas que ajudam a edificar a evangelização, o amor a Deus e a devoção à Virgem Maria nas terras abençoadas pela primeira cristã, a Senhora de Nazaré que é modelo para todos na doação ao serviço do Reino.
Os dias que antecediam a solenidade de Cristo Rei do Universo foram revestidos de uma grade graça, pois contou com a realização do Tríduo Preparatório para a festa que encerra o ano litúrgico e findaria o Ano Nacional do Laicato. O Santuário de Nossa Senhora de Nazaré acolheu membros das muitas pastorais da Paróquia para esses três dias de bênçãos; quinta, sexta e sábado.
Na quinta (22), dia de ação de graças os membros da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré, Apostolado da Oração, Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística, Pastoral da Acolhida, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral Ecológica e Sociedade de São Vicente de Paulo participaram da Adoração ao Santíssimo, às 18h e da Santa Missa logo em seguida.
No dia seguinte, foi a vez dos membros do Terço dos Homens, Terço das Mulheres, ECC, Curso de Noivos, Pastoral Familiar, RCC e Cenáculo com a Rosa Mística apresentarem suas preces a Deus na Adoração e na Santa Missa que aconteceram nos mesmos horários da quinta.
No sábado, Ministério da Palavra, Grupo Jucc, Grupo de Acólitos São Tarcísio, Pastoral da Comunicação, Catequese de Crisma e de Primeira Eucaristia e as Comunidades Rurais (Grupos de Base), participaram das celebrações. Em todos os 3 dias, Padre Rondineli presidiu a Santa Missa e em suas homilias valorizou o trabalho de cada uma das pastorais e a entrega de seus membros que se comprometem e serem cristãos engajados, semelhantes ao Cristo que nasceu para servir.
O clímax da festa aconteceu no domingo às 19h com a Santa Missa festiva e solene de encerramento que contou com a participação dos vocacionados a vida do laicato e encerrou as festividades na Paróquia.
Durante a Santa Missa, as pastorais que auxiliam na liturgia foram valorizadas através de seu serviço, os Ministros da Palavra fizeram uma procissão de entrada com a Bíblia Sagrada, os Ministros da Eucaristia conduziram solenemente Jesus Eucarístico até o sacrário e os Acólitos fizeram chegar ao altar do Senhor as oferendas e objetos.
Padre Rondineli, em sua homilia, mais uma vez, destacou a participação do leigo na vida da Igreja e convidou a todos a saírem do seu comodismo da Missa do Domingo e se tornarem leigos engajados na vida da Igreja através da atuação em uma pastoral ou movimento e como o mesmo disse, todos os leigos são convidados a servir à Igreja não pelo pároco, pelo bispo ou por coordenadores, mas sim, pelo próprio Cristo que nasceu para servir. Os leigos caminharam para encerrar a celebração e na saída da Santa Missa foram aplaudidos de pé pela comunidade que rende graças a Deus por essa vocação laical que contribui na ação Missionária de levar o Cristo onde necessitem dele.
Com essa alegria transbordante, foi encerrado o Ano Nacional do Laicato caracterizado pelo protagonismo do leigo na vida da Igreja.
Confira fotos da Feira de Pastorais do Santuário em : 1ª Feira de Pastorais
Confira todas as fotos da Missa de Encerramento do Ano Nacional do Laicato em: Santa Missa de Encerramento
Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Carmen Nogueira, Helder Costa, Jovino Romão, Marcos Leite, Marliere Santos, Rodrigo Augusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário