sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Preparemos os caminhos para o Senhor que vai chegar!

A Igreja está vivendo o Tempo do Advento. Este tempo marca a entrada de um novo Ano Litúrgico e convoca os fiéis a prepararem o coração para receberem o Emanuel, Deus conosco.

A essência do Advento é a esperança que emana do mistério da encarnação e indica um caminho de renovação, libertação das fraquezas e dificuldades na vivência dos valores evangélicos. A Igreja convida seus membros a intensificarem sua caminhada de conversão, pois é só fazendo a experiência de voltar-se constantemente para o Senhor que se pode experimentar a alegre expectativa de sua vinda.


O tempo do Advento tem a duração de quatro semanas. Este ano iniciou-se no dia primeiro de dezembro e se prolonga até a tarde do dia 24, quando inicia-se o Tempo do Natal. O Advento divide-se em duas partes importantes.


A primeira que vai do primeiro domingo até o dia 16 de dezembro tem um caráter escatológico, isto é, orientado à esperança da vinda gloriosa de Jesus. As leituras das missas ressaltam a importância da vigilância e da espera do Senhor que vem agora no nosso dia a dia, como também faz recordar de sua vinda há dois mil anos.

A segunda parte inicia-se no dia 17 e termina no dia 24 de dezembro. Este momento orienta diretamente para a preparação do Natal. É dada ênfase à alegria, pois se aproxima o cumprimento da Promessa de Deus: o nascimento do Messias.

Embora seja um tempo de felicidade e expectativa, a Igreja o vive no silêncio e no recolhimento. A cor litúrgica é  roxa; a ornamentação da Igreja é feita preferencialmente com ramos verdes, sem flores e o Glória é omitido. Quando o Senhor se fizer presente como uma humilde criança a Igreja se revestirá de solenidade, pois celebra a plenitude dos tempos Deus conosco, Emanuel.

Dicas para bem viver o Tempo do Advento:

1.       Intensificar a oração pessoal e a vida em família;
2.       Intensificar a caminhada de conversão pessoal através do Sacramento da Confissão;
3.       Participar das missas;
4.       Participar da Novena de Natal em família e em comunidade;

5.       Romper com a lógica capitalista, dando ênfase à fraternidade e à partilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário