Neste domingo a Igreja celebra a Sagrada Família de Nazaré. A Liturgia traz textos da Palavra de Deus que enaltecem o valor da família, como também apresenta os deveres e responsabilidades de cada um de seus membros. O Evangelho apresenta a Sagrada Família em sua missão de zelar pelo plano salvífico do Pai mesmo diante de severas perseguições.
Neste domingo os cristãos são convidados a voltarem o olhar para a realidade da família, pois como diz no Catecismo Jovem "Nada fascinou mais as pessoas na Igreja primitiva, no "novo caminho" dos cristãos que as "igrejas domésticas". Acontecia frequentemente alguém acreditar "no Senhor, Ele e sua família; e muitos [...] abraçavam também a fé e recebiam o Batismo" ( At 18, 8 ). No mundo não crente, surgiam ilhas de fé viva, locais de oração, de partilha e de efusiva hospitalidade [...]. Ainda hoje as famílias em cuja casa Cristo está presente poderiam tornar-se o grande fermento da renovação da nossa sociedade".
Que o exemplo da Sagrada Família possa conduzir cada família a uma séria reflexão sobre sua missão dentro da sociedade. E como a Família de Nazaré, possa estar atenta aos perigos que ameaçam sua integridade. Que as alegrias das celebrações natalinas possam invadir cada lar e que como o Divino Infante, cada cristão empenhe-se em crescer em sabedoria e graça diante do Pai.
Matéria Carmen Nogueira
Imagens: Arquivo Pascom/ Internet
Organização: Doraci Couto
Nenhum comentário:
Postar um comentário