segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Primeiro Domingo do Advento


O Primeiro Domingo do Advento  foi celebrado com fervor na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, marcando um novo Ano Litúrgico da Igreja Católica. A primeira celebração do dia, às 8h, foi intensificada pelo rito da primeira vela acesa na Coroa do Advento, a luz de Cristo que já começa a despontar e que vem brilhar em todos os corações.




A Coroa do Advento possui antigas origens e lembra a preparação para o Natal, festa da luz e da vida, quando veio ao mundo o Cristo, Sol que não tem ocaso. Assim, as quatro velas, representam os quatro domingos do Advento, visto que a cada domingo uma vela a mais vai sendo acesa, recordando a luz de Cristo que se aproxima com o seu nascimento.



Esta luz vem chegando aos poucos: primeiro, na promessa do Salvador, depois, no anúncio dos profetas, na escolha da Virgem Maria e, finalmente, no nascimento do Cristo Senhor, Deus-Conosco, Emanuel.

A igreja ornamentada com o verde simboliza a vida e a esperança. As velas recordam a luz do Senhor, cada vez mais próximo, até fazer-se Sol nascente que vem nos visitar no Natal.


Contemplando toda o ornamentação que envolve a Coroa do Advento, percebe-se vastos e ricos símbolos com significados verdadeiramente edificantes.

As quatro velas são sustentadas por uma árvore que apesar de seca pode ser podada, trazendo verdejantes brotos de esperança, alegria e renascimento junto a Cristo Jesus. Além disso, observa-se uma árvore sem cascas, as cascas do pecado que secaram e caíram, revelando o que há de mais íntimo e verdadeiro em cada ser.


Aos pés do tronco há a água abençoada, representando as águas do Batismo, as quais são símbolos de purificação e estruturação na verdadeira fé.


O girassol é metáfora de como deve ser o comportamento de bons cristãos. O sol é Jesus, o grande astro-rei, aquele que traz a luz.


Dessa forma, deve-se viver em função de Cristo, girar ao Seu redor, percorrendo seus iluminados caminhos.



Matéria - Waldecy Junior e Doraci Couto
Fotos - Guilherme Carvalho

Um comentário: