domingo, 31 de janeiro de 2021

EJC celebra a memória de seu padroeiro; Dom Bosco

 "Deus nos colocou no mundo para os outros" (São João Bosco)


O EJC da Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré foi instituído dentre as pastorais e movimentos da Paróquia em 23/11/2019 pelo, então pároco, Padre Fábio que, nessa ocasião, proclamou São João Bosco padroeiro do grupo que tem como missão, irradiar o amor de Deus pelos jovens através do marcante encontro que é vivido pelos jovens. Devido a pandemia da COVID-19, não foi possível a realização do Encontro conforme planejado. 

No domingo, 31 de janeiro, os membros do EJC, tios e jovens, se reuniram no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré na Santa Missa de 10h30min, presidida pelo reverendíssimo Padre Márcio César, para celebrarem o Cristo Eucarístico e a memória do seu patrono São João Bosco.

A liturgia exortava a todos sobre a necessidade de expulsar o mal da vida de cada um, dizer ao inimigo que cala-te e saia não dando ao divisor nem voz, bem vez e lugar na caminhada. Assim, Padre Márcio proferiu uma belíssima homilia sobre a importância de seguir a Jesus, como o convite que Ele fez aos primeiros discípulos no fim de semana anterior. 

Semelhante aos discípulos, Dom Bosco foi um verdeiro seguidor do mestre Jesus e realizou um grandioso trabalho com os jovens durante e sua vida e continua a interceder por eles no reino do Céu. Conheça mais sobre a história de São João Bosco CLICANDO AQUI

Padre Márcio destacou sua devoção ao santo presbítero e fundador dos salesianos e disse também sobre seu lema de ordenação que é inspiração e fala de São João Bosco:  "Deus nos colocou no mundo para os outros" 

Que São João Bosco siga protegendo os jovens de todo o mundo e dando força para o trabalho de dinamismo do EJC da Paróquia. 

ORAÇÃO A SÃO JOÃO BOSCO

São João Bosco, pai e mestre dos jovens, que tanto trabalhaste por eles, a fim de que se tornassem honestos cidadãos e bons cristãos; interceda a Deus para que possamos aumentar o amor à juventude, especialmente a mais pobre e marginalizada, em situação de vulnerabilidade social. Que aumente também o nosso cuidado com a educação e evangelização dos adolescentes e jovens, o esforço para conduzi-los a Jesus, reuni-los em comprometidos grupos juvenis e lançá-los no trabalho missionário, a fim de que sejam autênticos discípulos de Cristo e testemunhas corajosas do Evangelho.



Santa Missa de envio do acólito Lucas para o seminário Dehoniano em Lavras

 "Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir”. (Jr 20,7)

Na última quinta-feira, 28, às 19 horas, ocorreu a santa missa de envio de um jovem da paróquia Santuário de Nossa Senhora de Nazaré para fazer o caminho da vocação sacerdotal no seminário Dehoniano de Lavras. É o início de uma longa caminhada onde o jovem Lucas poderá descobrir com o tempo e na oração se esta é a vontade de Deus, ser padre para servir à sua igreja.

Na hora da homilia os fieis que estavam presentes receberam uma vela acesa e todas as luzes do santuário foram apagadas. O padre proferiu a homilia falando sobre a luz com a igreja iluminada somente pelas velas. Logo após, foi feito o rito da benção de envio do jovem para o seminário da cidade de Lavras.
Ao final da celebração, João Vitor, o coordenador do grupo de acólitos São Tarcísio leu uma bela mensagem de agradecimento ao Lucas por todos os trabalhos realizados dentro do movimento. A família de Lucas representada por sua mãe e a irmãs participaram da Santa Missa. Os fiéis também puderam participar deste momento na vida do acólito, por meio de agendamento prévio na secretaria paroquial.

Que por meio da intercessão da Virgem de Nazaré e de São Tarcísio, 
o Divino Espírito Santo ilumine os caminhos do jovem Lucas nesta árdua caminhada para vir a servir à Deus no ministério ordenado da Igreja.



quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Santa Missa de posse canônica do Revmo. Sr. Pe. Márcio César Ferreira

"Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade" (Sl 39)
O salmo responsorial do dia de Santa Inês foi providencialmente como uma definição do desejo da Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e do seu novo pároco que na feliz expectativa, marcaram as celebrações da chegada e posse canônica do Reverendíssimo Padre Márcio no dia 21 de janeiro. Dentre os preparativos destacaram-se os cartazes e as muitas mensagens registradas para o novo pároco nas grades do Santuário e no caderno ao sacerdote entregue, uma vez que, no cenário da pandemia a presença de fiéis na celebração foi reduzida, mas o amor e a emoção em acolher irradiaram os lares.
Por volta de 18h45min o novo pároco foi acolhido com os dobrados da Banda Municipal de Nazareth e dos repiques do sino na porta do Santuário e recebido pelos cumprimentos dos provedores da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré e nos aplausos dos membros dos conselhos paroquiais presentes no Santuário, representando toda a comunidade.
Após fazer suas orações diante da Virgem de Nazaré, o sacerdote se preparou para a Santa Missa que foi presidida pelo Exmo Revmo Dom José Eudes Campos do Nascimento e concelebrada por muitos presbíteros amigos do Padre Márcio das Dioceses de São João del Rei e de Oliveira.

Diante do Bispo Diocesano, Padre Márcio ouviu o chanceler a leitura da provisão, fez sua profissão de fé e juramento e recebeu objetos que marcariam a dignidade do seu pastoreio e da sua missão em Nazareno.
Ao final da celebração, Padre Márcio recebeu dos paroquianos uma homenagem lida, a imagem da excelsa padroeira Nossa Senhora de Nazaré e o caderno de mensagens, além de muitos aplausos e abraços à distância para que pudesse sentir o amor de uma paróquia que devota dedicação e calor humanos à pessoa do sacerdote e proferiu sua mensagem de agradecimento aos paroquianos de Madre de Deus e de seu novo rebanho e desejo de trabalhos abençoados e frutuosos.
Que Deus abençoe o trabalho do Reverendíssimo Padre Márcio César e a luz do Espírito Santo o volva pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, de São José e da virtuosa alma do Cônego Heitor.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

DIA CONSAGRADO A SÃO SEBASTIÃO.

 "Se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados"(1Pd 3,14)


 Após o Tríduo dedicado a São Sebastião, a Paróquia celebra-se o dia consagrado a São Sebastião, em 20 de janeiro tendo como programação Missa às 8h, 10h30min e 19h, todas no Santuário, em virtude da pandemia.

São Sebastião nasceu em Narbona, na França no ano de 256 da Era Cristã. Ainda jovem foi para Milão, na Itália, com sua mãe, alistou-se no exército de Roma. Mesmo no exército, converteu-se ao cristianismo e com isso sua fama de bem feitor se espalhou e Sebastião foi denunciado a Diocleciano, que tentou fazer com que São Sebastião renunciasse ao cristianismo, e diante do imperador, o soldado não negou sua fé e foi condenado a morte. Seu corpo foi amarrado a uma árvore e alvejado por flechas, porém, continuou vivo e depois de recuperado continuou evangelizando, até que Diocleciano ordenou que seus antigos companheiros o açoitassem até a morte.

Frei Francisco, nas Missas da manhã, exortou a todos da importância de ter a coragem para testemunhar o Cristo até as últimas consequências, como o Senhor mesmo disso no Evangelho de São Mateus proclamado no dia. E nesses tempos difíceis, o cuidado uns com os outros pode impedir os infortúnios da peste da fome e da guerra.


Padre Javé Domingos, na Missa da noite, disse que a Fé não tem cotação, descreveu o quanto o povo Cristão era perseguido na era de São Sebastião e o quão o glorioso mártir foi ao pregar o cristianismo nessa época, pronunciou sobre a  notabilidade de São Sebastião com o produtor rural e os habitantes do interior e por final reforçou o que foi dito no Evangelho "vós valeis mais do que muitos pardais"(Mt 10,24-33).
Antes da benção final, houve as orações do nono dia da novena dos Novos Caminhos em preparação para a posse do Padre Márcio César. E a benção da água e do sal, que representa a presença de Deus em nossas casas.

VIVA SÃO SEBASTIÃO!