Na noite de ontem, 15, deu-se início ao Tríduo Preparatório em honra ao glorioso mártir São Sebastião. Neste ano atípico, as celebrações estão acontecendo no Santuário, e não na Capela de São Sebastião como é de costume.
Neste primeiro dia, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Rvmo. Pe. Javé Domingos Silva, reitor do Seminário Diocesano de Juiz de Fora, e vigário da Paróquia Catedral de Nossa Senhora do Pilar, em São João Del Rei. Em seguida a Santa Missa iniciou-se o Tríduo.
Pe. Javé disse em sua homilia que durante os três dias do Tríduo, irá falar sobre a fome, a peste e a guerra. No primeiro dia optou por falar sobre a peste, e disse que o homem do campo é muito devoto de São Sebastião, pois o invoca para proteger seus animais, suas plantações. Também falou que agora mais do que nunca podemos invocar o Santo contra a doença, e a peste, pois estamos em meio a uma. Relembrou como foram celebradas as solenidades e festas do ano a distância, e de como foi difícil a celebração da Semana Santa, e do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré.
O evangelho do dia, relatou a história de um leproso, e Pe. Javé explicou a todos que nesta época da lepra, quem contraia a doença vivia um isolamento social e uma discriminação mil vezes pior do que vivemos hoje em dia com a covid-19. E naquela época o homem leproso viu uma luz no fim do túnel que era Nosso Senhor Jesus Cristo, e disse a Ele: “Se queres, tens o poder de curar-me”. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!”
Pe. Javé terminou pedindo proteção à São Sebastião, para que ele cuide de todos, nos dê a força necessária, nos proteja desse vírus, e que ajude também para que as vacinas cheguem até a população.
Nesta sexta, acompanhe o segundo dia do tríduo com transmissão ao vivo pela fanpage do Santuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário