sábado, 5 de março de 2016

Nazareno relembra tradição que não ocorria ha anos.

“Alerta pecadores! Acordai quem está dormindo, rezai três Pai-Nosso e três Ave Maria, pelas almas do purgatório.

Aconteceu aos cinco dias do mês de março, ás 00h a tradicional encomendação de almas, que a muitos anos não ocorria em nossa paróquia, dessa forma perdeu-se no passado, mas tivemos o prazer de relembrar esse fato de rezar pelas almas benditas do purgatório.


A encomendação iniciou-se ao som da matraca e do canto fúnebre na porta do Cemitério de Nossa Senhora do Rosário, contando com a presença do coro vindo da cidade de Conceição da Barra onde ainda se preserva essa tradição. Rezou-se ainda em duas encruzilhadas sendo uma no bairro do Rosário e outra no Pastinho, no monumento do saudoso Padre Francisco, no Cemitério de Nossa Senhora de Nazaré e por último no Santuário.




 Praticada no período da quaresma com o objetivo de rogar preces em favor das almas, visando seu progresso espiritual e alívio das penas. Objetiva ainda exortar aos vivos o cumprimento dos ideais cristãos para livrar-se das penas infernais. O rito, sempre noturno, tem como característica marcante o aspecto tétrico, o canto lúgubre e o cunho lendário envolvendo os mortos. O cortejo possui uma história cercada de lendas e mistérios. A mais conhecida é a que recomenda não olhar para trás, para não correr o risco de ver as almas saindo dos cemitérios.

Matéria- João Vitor
Fotos- Carmen Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário