Deixar tudo para se entregar ao serviço de Deus é a mais bela resposta de amor que alguém pode dar Àquele que morreu por nós, o sacerdote maior: nosso Senhor Jesus Cristo. Ao entregar-se nas mãos de Deus, como instrumento, para ser usado por Ele, como e onde Ele quiser, o padre se faz o próprio Cristo, que entregou a sua vida por amor ao que é do Pai.
O padre é o modelo de excelência de Jesus Cristo, o bom pastor. Por graça e vocação, ele age em nome de Jesus, vivendo como Ele na comunidade. Em todas as famílias, geralmente o pai ajuda a dar o bem estar da família, sustentando-a, educando-a e providenciando a saúde. É ele quem costuma se preocupar para que sua família cresça espiritualmente, moralmente, fisicamente e socialmente.
Na comunidade paroquial, cabe ao padre orientar o povo. A função do padre é ouvir, reunir e orientar as famílias, atender os doentes, administrar os sacramentos, transmitir a Palavra para maior glória de Deus e formação do homem cristão. As três grandes missões do padre são: pregar a palavra, celebrar os sacramentos e governar o povo de Deus. O sacerdote tem o dever de ensinar o Evangelho ao povo, convidando-o para a conversão e santidade.
Através de suas mãos ungidas e de todo o seu ser consagrado, o sacerdote é aquele que guia o seu povo para bem celebrar os santos mistérios de Deus. Desse modo, é necessário que as comunidades estejam sempre atentas e intercedam por todos aqueles que se doam inteiramente à missão instituída por Jesus. Afinal, “a messe é grande e poucos são os operários”.
Matéria- Daniely Santos
Fotos-João Carlos Castanheira
Nenhum comentário:
Postar um comentário