A palavra arcanjo é um título atribuído a um grande anjo que alcançando graça diante de Deus foi designado à Missão de anunciar os bens, as curas e a proteção oriundas do alto. O nome Miguel, originado da Palavra Mikael fala de alguém que é como Deus, portanto os homens são instigados a olhar para o rosto e a imagem de Miguel Arcanjo e contemplar naquele Santo anjo a figura de alguém que é similar a Deus. "Quem como Deus?"
O décimo segundo capítulo do livro das visões se São João apresentam Miguel como aquele anjo que protegeu a mulher e o filho daquela que estava revestida de sol e à cabeça uma coroa da ameaça do dragão.
O poderoso arcanjo é o capitão dos anjos, líder daqueles que lutam para proteger os homens de Deus. As vestes presentes na imagem de São Miguel assemelham à de um soldado, lembrando que ele estava sempre em ordem de batalha, em posição de sentinela para guardar os viventes. É possível ver o guardião celeste revestido da couraça da justiça, do capacete da salvação e da armadura do Evangelho.
Na luta, São Miguel derrotou o inimigo e sua iconografia traz a cabeça de uma fera sendo massacrada pelos pés do valente anjo. De mãos atadas a fera maligna não consegue ir a lugar nenhum e nem atormentar nenhum ser guardado por Deus. Assim, todos são válidos da proteção do arcanjo que cobre cada um com seu escudo protegendo das ciladas do demônio.
Em uma das mãos, Miguel traz a cruz lembrando que para alcançar a morada celestial ao lado dos anjos, dos arcanjos e dos alvejados pelo sangue do cordeiro é preciso compreender a loucura da cruz e viver os ensinamentos de Cristo Jesus, Deus feito homem que amou o mundo a ponto de se entregar à morte de Cruz. Na outra mão, a balança da justiça simbolizando que o coração do homem será pesado e a bondade que existe nele é o que fará com que a morada eterna seja habitada por aquele que é guardado por São Miguel.
A imagem de São Miguel ocupa lugar de destaque no Oratório ofertado ao Sagrado Coração de Jesus no presbitério do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e devido ao tempo estava se desgastando , Passando por um processo de restauração e voltando ao seu lugar no Domingo dia 31 de Julho. Na Missa das 8 foi abençoada e apresentada à comunidade e colocada à veneração pública na Missa das 10h30min e à noite, às 19 horas foi colocada pelos irmãos da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré.
A devoção à São Miguel sempre esteve presente na paroquial e foi edificada na proteção que o poderoso Príncipe da Milícia celeste oferece ao povo de Deus que caminha em busca da grande conquista da Paz na morada Santa que Senhor prepara aos seus.
O grupo de oração Jucc guarda por São Miguel uma devoção muito íntima, invocando sempre o mensageiro de Deus para proteger sempre à essa Juventude que caminha desviando dia após dia das armadilhas preparada pelo inimigo para tirá-la do caminho reto.
São Miguel Arcanjo, proteja-nos no combate.
Matéria- Rodrigo Augusto
Fotos- Cássia Pereira e Erica Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário