Olhemos para Maria
A novena em honra a Mãe de Deus vai chegando a seu ápice. Já é possível ouvir dos devotos comentário saudosos desse tempo tão rico e fecundo de graça. Para muitos a novena se configura a um oásis onde é possível repousar e encontrar um pouco de paz. Justamente por isso surge o desejo de permanecer sempre em lugar tão agradável.
O 7º dia da novena contou com a presença de Pe. Geraldo Magela que presidiu a Eucaristia, Pe. Antônio Garcia,filho de Nazareno e Pe. Márcio César, pregador dos últimos 3 dias da novena. Enquanto aconteciam as celebrações, no salão paroquial, Pe. José Nicomedes ficou à disposição para atendimento de confissões.
Nessa noite os devotos foram convidados a olhar para a mulher Maria de Nazaré. O ato de olhar, ressaltou o pregador, leva a experimentar e aprender um jeito novo de ser.
Então olhando para Maria é possível aprender o seu modo de ser discípula do Mestre Jesus, atenta a sua palavra e solicita no cuidado de tudo que a Ele diz respeito. Sendo assim Maria traz em si "o tipo", a qualidade da Igreja com Virgem e Mãe.
E como a virgindade e maternidade de Maria pode ser modelo para os membro da Igreja?
A virgindade para o povo do Antigo Testamento era maldição, lembrou padre Márcio, mas em Maria se torna fonte de benção e revelação do poder salvífico do criador. A Virgem de Nazaré é escolhida por Deus, e unicamente por sua Vontade o Verbo Eterno se faz Carne em seu seio virginal. Em sua condição humana Maria acolhe a força fecunda de Deus e se torna Mãe. É próprio de mãe acolher, zelar com ternura e educar para o bem. E Nossa Senhora fez isso com seu filho Jesus.
Assim a toda a Igreja é chamada a contemplar a virgindade/maternidade de Maria e aprender dela tais atitudes. Essa é justamente a missão do católico: dispor-se diante de Deus,para que naquilo que é fragilidade Ele manifeste seu poder. E acolher Jesus, acolher as mazelas do mundo com cuidado de mãe que corrige e educa.
Participaram de modo especial desse 7º dia o Ministério da Palavras e as Pastorais do Batismo e do Dizimo.Por eles e por todo povo de Deus foram suplicadas as mais copiosas benção e graças.
Matéria-Carmen Nogueira
Fotos-Rodrigo Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário