O culto da Bem-Aventurada Virgem na Igreja
O 8º dia da novena em honra à Senhora de Nazaré foi vivido com fé, alegria e o tradicional reencontro entre familiares e amigos. Logo pela manhã,9h, os enfermos e idosos foram acolhidos no Santuário para celebrarem os sacramentos da Eucaristia e receberem a Santa Unção. Para esses irmão tal momento é de grande importância,pois renovam a fé e a esperança em Deus.
Às 18h os fiéis,juntamente com o Seminarista Guilherme recitaram o terço e nesse mesmo horário o Centro de Pastoral Padre Francisco foi aberto para o atendimento de confissões.
Às 18h 30min Padre Márcio presidiu a Eucaristia concelebrada por Padre Rondineli e em seguida foram entoados louvores e suplicas a Deus por meio das orações da novena.
O tema da noite foi o culto à Maria na Igreja. Nesse sentido o pregador ressaltou o cuidado com que a Igreja vivencia sua devoção e amor para com a Mãe de Jesus. Em Maria é possível encontrar a Mãe que não desampara ninguém e a primeira Discípula do Senhor.
Partindo dos documentos da Igreja, Padre Márcio destacou 5 pontos sem os quais não se sustenta o culto Mariano.São eles:
1º Bíblia- Maria foi a mulher da Palavra. Quando ela disse sim ao Anjo, ela se colocou à disposição do cumprimento da Palavra Divina, dai "faltar a Palavra no culto à Maria é faltar sua memória".
2º Trinitário- A Mãe de Nazaré é toda da Santíssima Trindade. E na oração do Deus vos salve o devoto proclama essa verdade. Filha de Deus Pai, na força do Espirito Santo gera Jesus.
3º Cristológico- " Bem-Aventurada por causa de Cristo". A vida de Maria foi centrada na Pessoa de Jesus. No templo quando ela o encontra entre doutores a missão do Pai fica evidente e em Caná Maria se coloca com colaboradora dessa missão.
4º Eclesial- Ser na Igreja e com a Igreja, vivenciar as experiencias da comunidade, ser presença de Deus nos mais diversos espaços da sociedade.E Maria viveu assim, sempre junto aos homens e mulheres ligados a Jesus.
5º Espiritualidade- "Ser um com Deus". Esse era o desejo de Jesus, esse é o proposito da vida de oração. Maria nos Atos dos Apóstolos permanecia em oração com os Discípulos. Na oração vivida como intimidade com o Pai o Cristão terá força e luz para enfrentar e vencer as dificuldades.
Participaram de modo especial dessa noite os membro da pastoral ecológica, do grupo JUCC e do ministério de Acólitos.
Matéria- Carmen Nogueira
Fotos- Marliere Santos e Rodrigo Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário