Domingo dedicado à Bíblia Sagrada na Paróquia
A festa de São Jerônimo, patrono dos estudos bíblicos, acontece no dia 30 de Setembro e, por esta causa, o nono mês do ano civil é dedicado à Palavra de Deus. Tendo como intuito fazer com que as Sagradas Escrituras tenham mais destaque e seja mais próxima e tida com carinho pelo povo de Deus, um dos domingos desse mês celebra a Bíblia, tal domingo foi o último (24) e marcou os acontecimentos da Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
É durante a Santa Missa, na Liturgia da Palavra que a Bíblia tem seu lugar de destaque nas celebrações. Não há nenhum rito ou sacramento da Igreja que acontece sem a proclamação da Palavra, seja nas celebrações de Batismo, Matrimônio, Penitência ou qualquer outra. Para que as Sagras Escrituras tenham lugar digno para estar, toda Igreja deve ter a Mesa da Palavra, o ambão onde são feitas as leituras, esse mesmo que teve ornamentação própria para reiterar a importância desse dia festivo.
Todos os anos a CNBB propõe um livro da Bíblia para reflexão do povo de Deus, nesse 2017 a Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses será tida como base para os estudos bíblicos em torno da comunidade discípula-missionária de Cristo em defesa da vida.
Curiosamente, a carta ao povo da Tessalônia foi o primeiro escrito do novo testamento. Tal fato foi mencionado na homilia proferida pelo Reverendíssimo Padre José Raimundo, presidente das celebrações do fim de semana, que fez da reflexão após o Evangelho uma catequese bíblica sobre a importância de entender as maravilhas e detalhes minuciosos que existem nas Escrituras Sagradas que relatam a salvação da humanidade.
O Ministério da Palavra é a pastoral do Santuário que tem maior contato com a Bíblia, durante as Missas e suas reuniões mensais. Os ministros da Palavra são de suma importância durante as celebrações, pois é através deles que o que Deus fala chega aos ouvidos, corações e entendimento de toda a assembleia ali reunida.
Todo povo é convidado a ter duas características de Maria que são presentes durante a história da remissão dos homens; a atenção e a adesão à Palavra de Deus. Que Ela, Nossa Senhora, seja fonte de inspiração aos cristãos nessa Missão de maior intimidade com a Bíblia. E que durante cada Eucaristia todos saíam com o desejo de evangelizar, de propagar a todos a boa nova do Evangelho.
As comemorações do Mês da Bíblia ainda continuam no próximo fim de semana, no sábado, dia de São Jerônimo, o Ministério da Palavra se reunirá em uma reunião e formação às 14h, no Salão do Rosário e na Igreja de Nossa Senhora, às 19h acontecerá a Missa que encerra esse dia e será marcada pela renovação dos compromissos dos Ministros da Palavra.
Matéria e fotos: Rodrigo Augusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário