sexta-feira, 4 de setembro de 2020

5º dia do Novenário em honra à Nossa Senhora de Nazaré

  Maria de Nazaré, saúde dos enfermos

“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância (João 10:10)

“Importa obedecer antes a Deus do que aos homens" At 5,29

Com esta linda reflexão que nesta quinta-feira, 03 de setembro de 2020, celebrou-se em nosso Santuário Nossa Senhora de Nazaré o 5° dia da novena consagrada a padroeira, iniciado com a celebração da Santa Missa votiva a Santa Virgem de Nazaré, presidida pelo nosso pároco Pe. Fábio José Damasceno, dedicando as mamães gestantes e aos bebês uma benção especial. 

Neste 5° dia do novenário, meditado "Sobre a obediência de Maria", Pe. Fábio nos inspira a compreender que obedecer é um ato de amor à vontade do Pai. Apresentando Abraão, Jesus e Maria como exemplos de obediência, de renúncia de si e de fidelidade a vontade de Deus.

Questionar-se: "O que Deus quer de mim!

Assim é o cristão que deseja fazer a Vontade de Deus plenamente. Como Abraão que diante de um pedido que parte o coração, como escolher entre a fé e a razão? 

Como o próprio Jesus que "triste até a morte", suando sangue, o Cristo em suprema angústia , no seu livre direito de recusa, num ato de amor e fidelidade se põe íntegro, por inteiro, todo o seu ser no Pai: "Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não faça,  todavia, a minha vontade, mas sim a tua" (Lc 22, 42.) Tornou-se autor da salvação de todos os que por amor renunciam a si mesmo e tomam sua cruz.

Também Maria é uma mulher de obediência sublime, com seu "sim", direciona para Deus sua vida, assumindo a vontade de Deus, sua coparticipação e suas responsabilidades, o que nos infere "Seja o seu sim, sim e seu não, não" (MT 5,37). 

Como Maria que sente em seu coração o que Jesus sente em sua pele, muitas mães que perderam seus filhos, seja pela pandemia ou por outras adversidades, sofrem, pois amam infinitamente seus filhos, o amor de mãe é  mais próximo do amor de Deus, nos lembra Pe. Fábio  e somente com Maria estás mães  podem ressignificar todo o seu sofrimento.

Refletiu-se ainda sobre a  autoridade dos pais e a obediência dos filhos, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, nosso padre advertiu com as sábias de Monsenhor Juvenal " Quem obedece não erra!"


Matéria e fotos: Jéssica Nascimento/Pascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário