segunda-feira, 31 de agosto de 2015

2º dia da Solene Novena em honra a Nossa Senhora de Nazaré

“ O anjo entrou onde Ela estava e disse : Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo.”


O segundo dia da Novena em honra a Senhora de Nazaré foi vivido com intensidade pelos paroquianos de Nazareno e devotos das cidades vizinhas. A celebração contou com participação especial do Apostolado da Oração e Grupo HULMA de São João Del Rei.




A Eucaristia foi concelebrada pelos padres Sílvio Firmo, Vinicius Idefonso Campos, Onaldo Júnior, Pedro Paulo, Rondineli Cristino e Geraldo Magela, sendo este último o presidente da celebração.



A alegria do anúncio do Anjo Gabriel à Maria foi o tema central da reflexão conduzida por Padre Vinicius. A alegria foi destacada pelo pregador como sendo consequência da Graça de Deus agindo em Maria e de sua conformidade com os projetos Divinos. ‘’Sê feliz com tudo o que te é dado e com tudo o que te é pedido”.



Assim a alegria de Da Mãe do Senhor é um modo de ser e estar diante do Senhor e em relação a si e aos irmãos.





Tal alegria deve estar presente no coração de cada fiel, ela é fruto da certeza do amor de Deus plenamente realizado em Jesus.








Ao final da novena o Grupo HULMA encantou a todos e deixou sua mensagem através de uma apresentação. Com simplicidade e a criatividade própria do grupo, abordaram o tema da Campanha da Fraternidade deste ano.






Sob as mais copiosas bênçãos a comunidade encerrou mais este dia na certeza de que Maria vela sempre por seus filhos.


Matéria - Carmen Nogueira
Fotos - Waldecy Junor

1º dia da Solene Novena em honra a Nossa Senhora de Nazaré

O dia 30 de agosto ficou marcado pelo início do novenário de Nossa Senhora de Nazaré, em celebração presidida conjuntamente pelos reverendíssimos sacerdotes Rondineli Cristino, Pedro Paulo e Vinícius Campos. Às 18h 30min, teve início a Santa Missa Dominical, atenciosamente acompanhada pelos presentes na cerimônia e também pelos ouvintes da rádio local. A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré revelou-se como um grande palco de devoção onde inúmeros fiéis honraram nossa Mãe do Céu.

No instante de Homilia, Pe. Vinícius tomou a palavra para refletir sobre os ensinamentos do Evangelho de São Marcos. Segundo o ilustríssimo sacerdote, o autêntico cristão não se detém somente no cumprimento das leis eclesiais, mas acima de tudo no sentido que as fundam enquanto princípios de maturidade espiritual e proximidade com Deus. Perante os fariseus e as demais autoridades da tradição judaica, Jesus expõe os costumes religiosos que eles defendem, ao passo em que questiona a insuficiência desses gestos se o coração deles não está voltado para o Senhor, mas única e exclusivamente para a lei e a obrigatoriedade de cumpri-la. Guardar os mandamentos não basta, é preciso praticá-los nas relações diárias.


No entanto, o cristão de aparências vivencia sua fé apenas no momento eucarístico e não estende as atitudes e sentimentos experimentados na Igreja para além dos seus limites. Por fim, o reverendíssimo padre destaca a suma importância de viver a fé professada e obedecer a lei do Senhor sob a forma de ações concretas e positivas em nossa relação com o próximo.

A partir do encerramento da Santa Missa, o povo de Deus comoveu-se de extremo louvor com a Novena do Primeiro Dia iniciada logo após as bênçãos finais consagradas pelo reverendíssimo Pe. Rondineli Cristino. Desde então, os sacerdotes, ministros e acólitos subiram novamente ao altar, desta vez ajoelhados em respeito e adoração àquela de cujo ventre nasceu a salvação de toda a humanidade.



A seguir, cânticos ecoaram no Santuário como um chamado para a presença dos anjos de Deus ao redor de Nossa Senhora. O espetáculo musical ficou por conta da Banda e Orquestra Municipal Nossa Senhora de Nazareth. No momento de meditação, Pe. Vinícius ressaltou a missão de Maria em sua entrega incondicional aos Planos de Deus. Impossível chegar ao Pai sem antes contemplar a Glória de nossa Mãe e fiel intercessora.




Ao final da Solene Novena a grande assembleia colocou-se na presença de Jesus Sacramento, momento em que o próprio Deus vivo se habitou em corpo, alma e divindade o Santuário, derramando as mais infinitas bênção sobre cada fiel.




Em seguida, todo povo de Deus fez seu momento de veneração pessoal diante da imagem da Virgem de Nazaré, agradecendo a Maria pela sua festa da natividade, período ímpar de encontro com o Senhor e de aprendizado dos valores marianos.


Matéria - Guilherme Augusto e Hugo Geovane
Fotos - Everton Modesto

Dia Nacional do Catequista


 Catequista: ministério importante na formação do amor e na fé. 

 "És uma pessoa por Jesus escolhida
Para levar ao mundo a mensagem de amor,
Tornando sua Palavra mais conhecida,
Mostrando a salvação que vem do Senhor.

És da comunidade a voz esperada,
Que leva esperança e fé ao povo de Deus,
Que é sinal da caridade encarnada
                                                Vivendo a solidariedade nos dias seus."                                                                                                                                         
Pessoa que atende ao chamado de Deus em um “sim sincero”, o catequista está sempre pronto a ajudar na evangelização, preparando e formando crianças e jovens na Fé, na realização do Sacramento do Crisma e da Primeira  Eucaristia, sendo também a família grandes contribuidores na formação da vida religiosa. Estes, são de imensa importância na vida de um cristão, pois são eles que encaminham cada pessoa para seguir com amor, entendimento e dedicação a vida de leigos e leigas que participam da igreja, tornando-os corajosos e fortes na caminhada com Deus para encarar a vida.


Na manhã de domingo, 30 de agosto às 10h 30min no Santuário, comemorou-se o dia do catequista com uma animada celebração. O sacerdote, Pe. Rondinelli Cristino, em sua homilia, falou sobre a importância de ser um instrutor da fé e como isso ajuda na vivência e no entendimento da religião.



Houve também grandes homenagens realizadas aos catequistas da comunidade, aos presentes e também àqueles que aqui passaram, deixando seu ensino e sua marca na evangelização. Os catequistas que lá estavam homenagearam a Virgem de Nazaré, adentrando à igreja com a imagem e ofertando rosas brancas em honra e gratidão à Nossa Senhora.  






Ao final da celebração, os catequistas receberam uma benção especial, renovaram a fé e o compromisso para seguirem em frente com sua missão de evangelizar.  
      



Matéria - Renato Garcia e Érica Ribeiro
Fotos - João Vitor Abreu

Chegada da imagem milagrosa da Senhora de Nazaré

“Eis que a imagem de nossa Mãe querida, a Virgem de Nazaré, retorna à sua amada terra”


Neste sábado, 29 de agosto de 2015, a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré foi despertada por um clima totalmente diferente. Logo pelo meio dia, os sinos formaram um lindo conjunto de badalações, o qual representou o início das festividades em honra à Padroeira da cidade. Em seguida, inúmeros paroquianos aguardaram ansiosamente pela chegada da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a qual estava sendo restaurada em São João Del Rei. Iniciou-se então, a tão esperada e grandiosa festa que contagia incontáveis fieis, devotos da Virgem Maria.



Às 17 horas várias pessoas se deslocaram em direção ao trevo principal da cidade e todos aguardaram com intensa emoção pela chegada da Mãe querida. Através dos olhares dos fieis foi possível perceber o grande amor e devoção pela Santa Mãe de Deus. 


No momento da chegada da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, os sentimentos de alegria e imenso afeto se fizeram presente em meio a todo o povo de Deus reunido. Assim como um noivo espera ansiosamente por sua noiva, os devotos da Virgem Maria a aguardavam com extremo amor e, ao aproximar-se, Ela foi aclamada com grande esplendor e veneração. 


Após a sua chegada ao trevo principal, a imagem seguiu em procissão motorizada, sendo acompanhada por uma grande frota que com buzinas louvavam Maria em um cenário, no qual resplandecia uma linda lua cheia. Esta faz lembrar da luz emanada por Cristo, a qual é refletida por Maria.



Ao adentrar novamente em sua cidade a imagem milagrosa percorreu algumas ruas da cidade até chegar ao Santuário, onde um grande e caloroso número de paroquianos aguardavam pela chegada da Imagem da Virgem de Nazaré. Um momento repleto de entusiasmo, amor e devoção, em que a presença da Mãe Santíssima traduziu a tamanha fé de todo o povo reunido. 











Em meio a grande e comovente aclamação a Senhora de Nazaré foi entronizada em seu Santuário. Aplausos, hinos, sorrisos entre lágrimas se tornaram a mais pura oração dos filhos de Maria.





Ocorreu um momento mariano, posterior à uma explicação a respeito da restauração da imagem histórica, de suas características, peculiaridades e do processo de trabalho de seus restauradores, os quais recuperaram a pintura primitiva da Virgem de Nazaré, ressaltando a preciosidade, o valor histórico, artístico e devocional da peça.








Por fim, os irmãos e irmãs da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré foram convidados a tomarem a imagem e a elevar até o seu trono, local onde os milhares devotos, filhos de Maria, rogam pela sua intercessão, e Ela, em seu nicho sagrado, fita todos os seus amados fiéis, garantido-lhes afável proteção. 




Desse modo, pela materna intercessão da Virgem Maria, a bênção de Deus foi concedida e, assim, iniciou-se a festa em honra à Mãe Santíssima, cuja novena inicia-se nesse domingo, 30 de agosto de 2015. Diante disso, que Nossa Senhora de Nazaré interceda a Jesus por todos os seus filhos. Assim seja, amém!




Matéria - Daniely Santos
Fotos - Marcos Leitte