150 anos de Jubileu

Ó de Nazaré, Senhora nossa, quanto é sublime a glória vossa.


             Fé e amor compõem de forma definitiva todo o cenário na história da cidade consagrada à Virgem Santa. Assim, nos albores do século XVIII surgia nossa Nazareno primitiva. Seus primeiros habitantes vieram atraídos pelas riquezas minerais da terra e já em 1725 devotava-se a padroeira através da imagem trazida pelo português emigrado Manuel de Seixas Pinto.


A imagem milagrosa ganhou uma capela e junto ao desenvolvimento da população crescia o número de romeiros e devotos da Senhora de Nazaré. Dessa forma, o pequeno arraial nas margens do Ribeiro Fundo passou a Nossa Senhora de Nazaré e posteriormente a Nazaré, até se emancipar em 1953 como Nazareno.

Em 19 de fevereiro de 1864 o Papa Pio IX, através do Bispo de Mariana, hoje o Servo de Deus, Dom Antônio Viçoso, concedeu a graça de Jubileu Perpétuo de Nossa Senhora de Nazaré. Nos dias 07, 08 e 09 de setembro, observando as condições que estão no “Breve Pontifício”, os peregrinos do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré recebem indulgências e graças plenas.


Em retrospecto, é visível que os 150 anos dessa história deixam marcas profundas da manifestação de Deus na vida de seus filhos. Vidas transformadas, doenças desenganadas curadas, almas convertidas e inúmeros milagres intercedidos pela Mãe do Céu comprovam o amor divino que nos deu o Salvador e a sua Mãe, a qual através de toda sua benevolência aponta para o caminho dos céus.


Aquela que foi a Primeira que Comungou, habita esta terra e transforma os corações de seus filhos desde os primórdios, sem nunca desprezar as infinitas súplicas, guardando todos sobre a proteção de seu doce olhar. A singeleza do povo nazarenense: humilde, aguerrido e acolhedor é reflexo da Serva do Senhor, a qual sempre permite a realização da vontade divina.

Ações de graças sejam rendidas a Deus por permitir que os valores, a intermediação e a presença da Filha de Deus Pai, Mãe do Deus Filho e Esposa do Espírito Santo se eternizasse nesse pequeno recanto. E nós, prostrados humildemente, vos veneramos e nos alegramos com a solene memória anual do vosso felicíssimo nascimento e do mais íntimo de nosso coração vos suplicamos, que benignamente vos digneis vir nascer espiritualmente em nossas almas, para que, ficando elas presas à vossa amabilidade e doçura, vivam sempre unidas a vosso dulcíssimo e amabilíssimo coração.


Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré: 150 anos de expressão de fé e graças derramadas.

Texto - Waldecy Junior
Fotos - Arquivo Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário