terça-feira, 26 de março de 2024

Terça-feira Santa

 Tomou a pela mão e ela se levantou (Mt9,25)


Sermão do Encontro
Após a Santa Missa presidida pelo Padre Silvano e concelebrada pelo Padre Silvio Firmo, na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, foi celebrada a Paraliturgia do encontro de Jesus a caminho do Calvário com sua mãe, Maria. O sermão foi proferido pelo Padre Vinícius Idelfonso Campos, pároco da Paróquia de São José Operário de São João del Rei.
Padre Vinícius iniciou a pregação com a passagem do Evangelho de Mateus, onde Jesus toma a filha de Jairo pela mão e a levanta, restaurando-lhe a vida. Ele discorreu sobre a profunda significância da mão estendida de Cristo para a miséria humana, especialmente nas dores e quedas de Cristo, assumindo todas as fragilidades humanas. A mão divina e humana de Jesus, ao tocar o solo em suas quedas, torna-se o ponto de sustentação para cada um de nós em nossas fraquezas.
O questionamento central da pregação foi direcionado para onde nossas mãos procuram segurança e para onde se direcionam nossas ações: para o apoio, o consolo, a solidariedade, ou para a busca dos prazeres e ambições que nos afastam dos planos de Deus. Padre Vinícius trouxe à reflexão os gestos de Simão de Cirene e de Verônica, que, no caminho do Calvário, ofereceram conforto a Jesus em meio ao seu sofrimento, mesmo sem poderem livrá-lo da Cruz. Esse gesto exemplifica a verdadeira espiritualidade esperada dos seguidores de Cristo.
No caminho da Cruz, outras mãos se apresentam, conhecidas por Jesus, são as mãos de sua mãe. Nas mãos de Maria, todos podem encontrar socorro nas horas de dificuldade, e as mães podem se solidarizar, encontrando forças para sustentar seus filhos. Na rememoração desse encontro no caminho da Cruz, podemos encontrar a força para nossa própria jornada e renovar nosso propósito de oferecer nossas mãos para servir aos irmãos, especialmente aqueles mais próximos a nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário