Paróquia


  Paróquia: Nossa Senhora de Nazaré
  Criação: 16-09-1870
  Pároco: Pe. Márcio César Ferreira 
  Endereço: Praça Nossa Senhora de Nazaré , 81
  Telefone: (35) 3842-1200
  CEP: 36 370 000  Nazareno - MG

PEQUENO HISTÓRICO
  
Cidade:
Chamavam-se, a princípio Nossa Senhora do Nazaré , simplesmente , Nazaré . "Conquanto não se pode saber , por falta de documentos , os nomes dos primitivos fundadores e habitantes ... contudo , sabe-se que , pela Carta de Sesmaria mandada passar pelo Procurador da Mitra , Dr. Lourenço de Almeida , em 21 de fevereiro de 1.725 , foi confirmada e arquivada uma faixa de terra , situada na Fazenda Manoel dos Seixas Pinto e seu irmão José Gonçalves Pinto , que doaram Nossa Senhora de Nazaré a referida terra para , nela , se edificar a capela da qual são administradores" . Todavia , a capela primitiva  só foi  fundada por provisão do Bispo do Rio de Janeiro , Dom Frei Antônio de Guadalupe de 09/03/1734 ,  no lugar denominado Ribeiro Fundo , nome que até hoje se dá a um ribeirão que banha a sede municipal , passando pelo local onde antes existia a capela de Santo Antônio , demolida em maio de 1966 . Sempre ao município de São João Del Rei , o distrito de Nossa Senhora de Nazaré teve sua denominação oficial reduzida para Nazaré , pelo decreto-lei n°148 , de 17/12/1938 . Em 31/12/1943 , pelo decreto-lei n°1058 , nova mudança na denominação : passou a Nazareno . E , afinal , pelo decreto-lei n°, 1.039 , de 12/12/1953, foi o distrito de Nazareno desmembrado do município de São João Del Rei para constituir município autônomo , mas com sua efetivação em 01/01/1954 . O município ocupa uma área de 326km² , na microrregião dos Campos das Vertentes  , com uma população estimada em 8.500 habitantes , dos  quais 6.250 na área urbana , confrontando-se com os municípios de Conceição da Barra de Minas , São João Del Rei , Itutinga , Ibituruna , São Tiago e Carrancas. Sua principal atividade econômica é a extração mineral ,segunda pela agricultura e a pecuária . Dista 230 km de Belo Horizonte , 60km de Lavras e 54 km de São João Del Rei ,a elas ligadas por asfalto através da MG-322 e BR-265 .

Paróquia :
A primeira capela da paróquia , construída no local  do Ribeiro Fundo , recebeu a bênção do vigário da Vara de São João Del Rei  a 02 de setembro de 1.734 . Em 1.841 , ganhava a regalia de Paróquia , pois a lei n° 202 , de 01 de abril desse ano , transferiu para a capela de Nazaré a dese da freguesia de Conceição da Barra . Mas a lei n.° 247 , de 20/07/1843 , anulou essa transferência . Nova transferência em 15/04/1844 foi tornada sem efeito em 12/03/1846 . Em 01/06/1850 foi novamente elevada à Paróquia e . de novo , em 17/11/1865 , perde essa condição , sendo , contudo , dessa vez , transferida para São Gonçalo da Ibituruna . Só em 1.870 , finalmente , pela lei n.° 1.663 , de 16 de setembro  daquele  ano , voltou a ser sede de Paróquia . Essas transferências eram de cunho político na época .


FREGUESIA E DISTRITO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Histórico da fundação de Nazareno:
      Conquanto não se possa , por falta de documentos , saber com absoluta certeza o nome dos primitivos possuidores e habitantes das lindas campinas e matas , que rodeiam entre as margens direita do magestoso Rio Grande e esquerda do Rio das Mortes , onde está situada a atual vida de Nazareno , em toda extensão de um ao outro rio , contudo  sabemos que , pela carta de sesmaria mandada passar pelo procurador da Mitra Dr. Lourenço de Almeida , em 21 de fevereiro de 1725 , foi confirmada e arquivada a escritura de uma "faixa de terra , situada na fazenda de Manoel Seixas Pinto e seu irmão José Gonçalves Pinto , que doaram à Nossa Senhora de Nazaré , a referida terra , para nela se edificar a capela , se que são administradores , por haverem fundado , dotado e paramentado à sua custa , em que fizeram de despezas mais de mil e trezentas (1.300) oitavas de ouro ." (sic) .
      Começou sem demora a contrução da capela " taipa de pilão e com toda a decência possivel ". Tão abundantes foram as esmolas e auxilios dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré que dentro de pouco tempo , foi a mesma " rebocada e paramentada de todo o necessário para se poder celebrar o Santo Sacrificio da Missa ".


Limites:
     Nazareno está situado entre as margens direita do Rio Grande e esquerda do Rio das Mortes ; divido pelo Rio Grande com Município de Carrancas e o Distrito de Itutinga , distrito do Município de Itumirim  . Pelo córrego do Cassange , pela sua margem esquerda até sua nascente ; daí , pelo divisor de águas dos Córregos de Santo Antônio e Cassange e atravessando o divisor de águas do Rio das Mortes e Grande, atinge o divisor de água da vertente da margem esquerda do Córrego Fundo ou dos Moreiras, segue por este divisor até a fós do córrego acima referido , no Rio das Mortes __ está delimitação pela arte oeste , com o distrito de Ibituruna . Pela parte leste tem como áreas limites de Cassiterita, e São Sebastião da Vitoria, distrito do Município de São João Del Rei.


Divisão Civil :
     Da leitura de algunas papeis avulsos , conclui-se que Nazareno já tinha sua divisão civil no ano de 1.734 , com a denominação de Distrito de Ribeiro Fundo , nome que até hoje se dá a um ribeirão , que banha a vila em frente à Matriz velha (hoje, Santo Antônio ) e vai desaguar à margem direita do Rio Grande . Não podemos precisar , todavia , a data em que foi criado o Distrito Civil , " sem dúvida porque os negros , que invadiram a casa do fundador Manoel Seixas Pinto a furtaram com os mais papeis , que tinha em sua guarda ".

No decorrer dos anos:
O nome de Ribeiro Fundo com que era conhecido o Distrito , foi pouco a pouco se substituindo pelo da milagrosa Padroeira , em consequência das romarias , que de toda parte afluem , como atestam os inumeros quadros milagrosos , que ornam as paredes do templo ; de sorte que " jamais se falou em Ribeiro Fundo - mas em Nossa Senhora de Nazaré ".

Um comentário:

  1. Olá! Essa primeira capela construída é a mesma em que hoje é o Santuário ou, para o Santuário, foi erguida outra edificação?

    ResponderExcluir