Padroeira

História de Nossa Senhora de Nazaré


Foi no séc. XVIII  que se formou a chamada praia de Nazaré . Até essa data apenas existia uma imensidão de mar que rodeava a Pederneira e o Sitio . Era aqui que os pescadores viviam e se refugiaram dos constantes  ataques de piratas . A Nazaré esté sempre associada a à hostória de D. Fuas Roupinho . No séc IV, um monge grego chamado Círico procurou asilo em Bélem e carregava contigo um imagem de Nossa Senhora de Nazaré  , que dizem ter sido esculpida no oriente por S. José na presença da mãe de Cristo. A imagem acabara por ser oferecida an convento dos Monges de Cauliniano , em Mérida .
No meio da batalha de Guadalupe entre Cristãos e Muçulmanos , o rei D. Rodrigo foge para o Convento dos Monges . Lá encontra-se com um Frei chamado Romano. Receando a morte fogem juntos sem destino carregando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. No ano 714 chegaram ao Monte de São Bartolomeu que se situava nas redondezas das actual Nazaré . O monarca e o monge separaram-se , tendo o primeiro permanecido no Monte de S. Bartolomeu e o monarca para o Monte vizinho , o Sitio. Aí permaneceu com as relíquias e a imagem durante muito tempo. Coma  morte de Frei Romano e partida do Rei D. Rodrigo para o norte , a imagem e as reliquias ficaram esquecidas numa pequena gruta do Sítio .


Anos mais tarde ...

Em 1.179 a imagem de Nossa Senhora de Nazaré  foi encontrada por uns pastores que ali guardavam as suas ovelhas.
No dia 8 de Setembro de 1.182 , numa manhã de nevoeiro , D. Fuas Roupinho , alcaide-mor do Castelo de Porto de Mós, andava a caçar nesta zona e em perseguição de um veado, seguiu até à ponta do promontório do Sítio , onde ia caíndo . De súbito vendo-se entre a vida e a morte pediu auxílio à Nossa Senhora de Nazaré. Diz-se que ela lhe apareceu e que imediatamente o cavalo estancou as patas
 em terra firme salvando o alcaide. Em honra a este milagre realizado pela Nossa Senhora , D.Fuas Roupinho mandou contruir junto ao precipício a Ermida da Memória . Atraídos pela fama deste milagre vieram os primeiros romeiros e algumas visitas reais como as de D. Afonso Henriques , Rei de Portugal . Está história acabou por ser divulgada através da escrita , no séc. XVI pelo cronista Fr. Bernardo de Brito , monge Bernardo de Alcobaça . Este frei acabou por colocar na Ermida um letreiro que dizia "estória" da Sagrada Imagem . Está divulgação da lenda atraiu muitos peregrinos o que veio contribuir para o aumento de habitantes no Sítio . E , ainda hoje , muitas pessoas são atraídas por esta lenda e vêm visitar não só o santuário , mas também ver a marca da pata do cavalo de D. Fuas gravada na rocha do imenso promontório .

Nenhum comentário:

Postar um comentário