Cônego Heitor


CÔNEGO HEITOR AUGUSTO DA TRINDANDE


   No  dia 03 do mês de outubro do ano de 1.867 nasce em São João Del Rei - Minas Gerais Heitor Augusto da Trindade .
    Heitor Augusto da Trindade , diz em seus escritos , no livro de tombo , recebeu "Santo Baptismo " no dia 19 de novembro de 1.867 , na Matriz de Nossa Senhora do Pilar , em São João Del Rei , sacramento administrado pelo Cônego Francisco Amâncio d' Assis . Seus Padrinhos foram Sr. Dr. José Augusto Pereira de Lima e Dona Guilhermina Emidia Pereira de Lima .
    Em 1.867 , na Igreja de Nossa Senhora do carmo , recebe , por Dom Antônio Benevides , em São João Del Rei , pelo Sacramento da Crisma , o Espirito Santo , dom de Deus . Realiza-se na vida de Heitor o mesmo que rezamos no salmo : Tu és sacerdote eternamente (SI 109,4)
  

     VIDA ESTUDANTIL


    Iniciou sua vida estudantil , em São João Del Rei e logo foi levado pelo irmãos para Escola Primária da Freguesia de Santo Antônio de Lagoa Dourada - MG .
    Heitor Augusto da Trindade , cursou e concluiu o hoje chamado "Ensino Médio " no Seminário Menor de Mariana . Os Padres Lazaristas da Congregação da Missão de São Vicente de Paula , eram os formadores religiosos responsáveis pela formação integral dos seminaristas .
   Concluindo a formação no seminário Menor , Heitor é encaminhado ao Seminário Maior . Nesta estapa Heitor através de um vasto curriculum como : Filosofia , Teologia , Sociologia , Direito Canônimo , etc , conclui sua formação no Seminário Maior .


ORDENAÇÃO

    No final de sua formação , vivenciou os Ritos e recebeu as Ordens :

  •     Tonsura : Heitor vivenciou este Rito no Palácio Episcopal .
  • Ordens Menores . Como de costume , recebeu na Capela de São Jose do Seminário Maior de Mariana  , Celembrante : Dom Silvério Gomes Pimenta .
  • Sub- Diaconato . Na Capela de São José , Seminário Maior , Mariana , Celebrante : Dom Silvério Gomes pimenta .
  • Diaconato . Na Capela de São José , Seminário Maior , Mariana  Celebrante : Dom Silvério Gomes pimenta .
  • Ordenação Presbiteral . Em grande júbilico e festa anos nove de abril de 1.893 , na Capela São José do Seminário Maior , Mariana , por oração e imposição das mãos  do Exmo. Dom Silvério Gomes Pimenta , Heitor Augusto da Trindade é ordenado sacerdote para glória de Deus . 
     No dia 10 de abril celebrou a 1° missa na Capela da Congregação em Mariana . No dia 21 de abril de
1.893 , na igreja do Senhor Bom Jesus do Matosinhos em São João Del Rei , cantou missa solene , o Santo Sacrifício de louvor e ação de graças a Deus por si e pelos seus , obedecendo assim , o mandato do Senhor que nos diz : "Fazei isto em memória de mim "(Lc 22,19).



2 comentários:

  1. CONEGO HEITOR AUGUSTO DA TRINDADE FOI UM DOS MAIORES DIVULGADORES DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, PADROEIRA DE NAZARENO EM MINAS GERAIS, COMO MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE

    ResponderExcluir
  2. Os milagres atribuídos a Nossa Senhora de Nazaré em seu Santuário em Minas Gerais, em que Ela é Padrieira, são incontáveis.. Por isso milhares de fiéis devotos se dirigem a Ela em Nazareno no seu jubileu nos dias 7, 8 e 9 de setembro todos os anos, para pedir e agradecer os milagres em suas vidas.

    ResponderExcluir