segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Celebração do 3º domingo do advento e abertura da porta em referência ao ano jubilar da Misericórdia

Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso(Lc 6,36)


         Nesse domingo, 13 de dezembro de 2015, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré deu início ao Jubileu da Misericórdia com o rito de abertura da porta da Igreja Matriz, iniciado também em Roma, pelo Papa Francisco, na última terça-feira.


A celebração iniciou-se às 7h45 com o já mencionado rito. Muitos fiéis se reuniram em frente à Igreja, onde, juntamente com o reverendíssimo Padre Rondineli, celebraram a abertura do ano jubilar, tido por toda a Igreja Católica como o ano da misericórdia.



O rito de abertura foi marcado também pela leitura do evangelho e pela entoação de ladainhas e cantos. No momento em que o celebrante abriu as portas da Matriz, foi simbolicamente lembrado que esse é um tempo oferecido aos fiéis, como um tempo de caminho extraordinário para a salvação. Após a abertura, os paroquianos em procissão adentraram à igreja.



O Santo Padre, o Papa Francisco, mencionou que “Estamos vivendo o tempo da misericórdia. Este é o tempo da misericórdia. Existe tanta necessidade de misericórdia e é importante que os fiéis leigos a vivam e a levem aos diferentes ambientes sociais. Adiante!”. Nesse sentido, o convite à uma vivência misericordiosa é feito a cada um dos cristãos. Deve-se portanto, buscar a salvação através daquilo que o próprio Deus nos ensina, que é a prática da piedade uns para com os outros. Viver os preceitos de Cristo é viver, pois, a misericórdia que Ele nos oferece e saber espalhá-la por toda a humanidade.



Além da abertura desse tão importante jubileu para toda a Igreja, foi celebrada também a Santa Missa do terceiro domingo do advento, em que o convite à conversão foi mais uma vez proferido e reforçado através das leituras, homilias e ritos.



Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lucas 3, 16). Tais palavras exclamadas por João Batista nos remete à vinda do Cristo Salvador, que nesse tempo, como também naquela época, está para chegar.



Diante disso, com a certeza da chegada de Cristo, o salvador da humanidade, e com a fé de que é Ele o maior motivo de nosso Natal, possamos viver esse tempo de graça, de esperança e de misericórdia. Assim seja, amém!




Matéria- Daniely Santos
Fotos- Waldecy Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário