segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A noite santa do Natal

"Porque um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado" (Is 9, 5a)



A Kalenda natalina proclama que depois de transcorridos muitos séculos da criação do mundo, muitos anos após o Imperador Ciro autorizar a volta do povo de Deus a Jerusalém terminando assim o Exílio na Babilônia e no quadragésimo segundo ano do reinado de César Augusto, o filho de Deus foi concebido no ceio virginal da menina judia Maria e depois de nove meses de gravidez a luz do nascimento de Jesus foi irradiada em Belém de Éfrata, nascendo assim o redentor esperado pelos patriarcas e anunciado pelos profetas.


Dessa forma, a noite do dia 24 de Dezembro foi santificada e, no ano de 2015, celebrada com muito júbilo na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré com a tradicional Missa do Galo.

Com as luzes apagadas, tendo o interior do Santuário iluminado pelas velas, e os sinos calados, às 23h deu-se início a celebração da Santa Missa da Noite do Natal do Senhor. Presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli, pároco e reitor do Santuário e concelebrada pelo Monsenhor Juvenal a celebração contou com a presença de fiéis que vieram comemorar o nascimento do redentor; do Deus feito homem e fazer também seus pedidos de purificação do coração para que ele se transforme naquela mesma manjedoura onde a Virgem Maria depositou seu bebê recém-nascido.



Os panos que cobriam a imagem do Menino Deus foram retirados fazendo com que o povo contemplasse de verdade o momento tão importante para o cristianismo: o Natal. O Anjo Gabriel foi aquele que acompanhou de perto a anunciação, a gravidez e a realização do nascimento e cantou o hino de Louvor "Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade", foi nesse momento da celebração que as luzes foram acessas e os sinos voltaram a badalar, o coro em festa entoava cânticos de alegria.


Isaías anunciou ao povo que nascia o dono do nome que ficaria acima de todos os outros, o pequeno guia que seria chamado conselheiro admirável. Davi convidou o povo a cantar salmos e louvores a Deus, pois vinha ao mundo o grande Salvador e, representando todo povo, Tito foi exortado por Paulo a contemplar o dia que os homens viram a bondade e o amor.



A homilia foi proferida pelo presidente da celebração que falou com sábias palavras sobre a grandeza e importância da data do Natal; essa que não é como outra qualquer, não é uma data comercial e nem de tristeza, mas sim da genialidade da vida humana tão querida pelo Altíssimo. Padre Rondineli destacou a realidade palpável do Natal que existe no presépio; feito primeiramente por São Francisco de Assis. Ali podiam ser vistos os pastores que guiados pela estrela se curvaram e adoração a Jesus e foram tocados por suma alegria, os animais que aqueciam o menino, também vistos Maria, a serva perfeita e José o companheiro perseverante e no centro, como o grande protagonista: Jesus, a luz que irradia a alma e traz paz onde não havia o amor que emana do céu e a esperança que é como a chama que inflama o coração do homem.


"Que nessa noite possamos sair daqui com a Missão de sermos como a estrela guia de Belém e levar nossos irmãos ao encontro de Jesus, aquele que vem" (Padre Rondineli)



Havia tanto amor entre a Santíssima Trindade que esse amor quis ser distribuído com a humanidade semeando no ventre de uma jovem a encarnação do Cristo Senhor. Jesus, é a simplicidade da realeza de Deus, é a humanização do divino, é a concretização do plano de salvação. Hoje nasce o Cristo, não só em Belém, não só na manjedoura, mas em cada lar, em cada fiel, em cada coração que abrir as portas.


Feliz Natal!

Fotos - Luan Braz
Matéria - Rodrigo Augusto


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Festa, alegria e bênçãos na casa da Mãe do Santo Rosário

O zelo por tua Casa me consome!


Na tarde do dia 23 de dezembro a Paroquia\Santuário Nossa Senhora de Nazaré se reuniu para um momento especial de festa e ação de graças a Deus. A tão querida Igreja do Rosário, após quase dois anos de laboriosa reforma, é solenemente reinaugurada.



A cerimônia foi Presidida pelo Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, concelebraram os Padres: Rondineli Cristino, Dirceu de Oliveira Medeiros, Silvio Firmo e Monsenhor Juvenal. Estavam presentes Diácono e Seminaristas da Diocese.




A celebração teve inicio na Sacristia com a benção do crucifixo e da imagem de Nossa Senhora do Rosário. Todo povo de Deus esperava do lado de fora da Igreja, onde se realizou os ritos iniciais, e em sinal de penitencia, a assembleia foi aspergida com água benta pelo Presidente da celebração.  




Com grande alegria a comunidade entrou na casa da mãe do Rosário, seguindo seu Bispo que abençoava as paredes e os quadros da Via Sacra. No presbitério foram abençoados o Ambão, Mesa da Palavra e a Cadeira Presidencial.




Em sua homilia Dom Célio, inicialmente, lembrou o mormento de  luto vivido pela comunidade com a perda dos irmãos João Heitor e Beatriz Augusta e convidou a todos a elevarem preces em favor deles e de seus familiares. 

Levou a comunidade a refletir sobre a importância da Mesa da Palavra e da Mesa Eucarística. Lugares privilegiados de encontro com o Senhor que exorta e nutre os seus eleitos na caminhada da vida.

Com base na Palavra proclamada exortou os devotos a confiarem em Maria. Ela que permaneceu com os Apóstolos no Cenáculo, é presença segura na caminhada de seus filhos hoje. 


Apresentou Maria como  exemplo de entrega, de serviço ao Senhor. E exortou os paroquianos a seguirem esse exemplo, fazendo-se servo\a na vida da paróquia por meio da oração e do serviço pastoral.
    

No momento da apresentação das ofertas foram abençoados o altar, cálice e pátena. Todos esses objetos de agora em diante são consagrados exclusivamente ao uso litúrgico e servirão diretamente ao Santo Sacrifício Eucarístico.  




Logo após a comunhão foi abençoado também o Sacrário, lugar de adoração, de encontro pessoal e intimo com Jesus. Lugar que lembra ainda a caridade para com os enfermos e agonizantes, dos quais o Pão Eucarístico é conforto e remédio.




Ao final da celebração, Padre Rondineli fez memória de toda a trajetória de reforma da Igreja agradecendo desde as orações, doações, movimentos realizados, até aqueles que puseram as mãos no pesado, porém gratificante serviço. A comunidade também prestou seu agradecimento por meio do Ministro da Palavra Guilherme Augusto. Tudo foi feito em conjunto e sob a orientação segura do Pároco.   
                       


Agora na casa da Rosa Mimosa do Santo Rosário, o Cristo Luz e Encanto da humanidade pode ser servido e adorado. Ambos, Filho e Mãe, esperam ai o carinho dos que tanto amam.

Matéria- Carmen Nogueira
Fotos- Waldecy Junior

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Nosso Deus é rico em misericórdia!

O universo está em festa! Está chegando o Salvador!


Para bem celebrar com alegria o nascimento do Menino Jesus em Belém, a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no dia de ontem, 22, celebrou o ultimo dia da novena preparatória de Natal, onde os grupos de novena se reuniram em suas comunidades e se puseram às ruas, em oração, rumo ao Santuário para bem celebrar o acolhimento da misericórdia de Deus.

Ao adentrar à Casa da Mãe de Nazaré, as escadarias do presbitério foram tomado por estandartes que foram confeccionados durante os encontros pelos grupos para alegrar a novena.
Padre Rondineli iniciou o nono dia da novena levando todos os presentes a invocar a Trindade Santa. Durante esses nove dias, com base nas palavras do Papa Francisco, refletiu-se sobre o “Ano Santo da Misericórdia”. Misericórdia do coração de Jesus que se faz a Ternura de Deus e ao se encarnar, o Filho aproxima-se de uma forma única e se manifesta na Sagrada Família de Nazaré.
Durante sua reflexão, Padre Rondineli dirigiu a todos uma reflexão sobre “os chiqueiros de nossas vidas”. Chiqueiros estes, às vezes, em que nos encontramos, nos apegando ao pecado, enquanto na casa do Senhor têm-se tudo de melhor a nos esperar.
Olhemos para nossas vidas, façamos um caminho para buscar o perdão e a confiança, confessando e nos reconciliando, pois apesar de muitas vezes abandonarmos a Deus, Ele sempre nos espera de braços abertos.
Vários membros dos grupos de novena fizeram suas manifestações após as sabias palavras de nosso sacerdote, colocando para toda a assembleia presente suas intenções, opiniões, orações, sugestões e reflexões sobre o quão produtivo fora o aprendizado com Papa Francisco.
Antecedendo a bênção final, a comunidade, em um gesto de solidariedade, fez doações de alimentos e roupas para aqueles que, infelizmente, não tem condições e que de alguma forma desejam que o Nascimento de Jesus traga a todos a Luz, o calor e sentido a vida.


Matéria- Cassia Pereira
Fotos-Waldecy Junior