terça-feira, 28 de março de 2017

Paroquia em ação

Primeira reunião da Pastoral Ecológica
Casa Comum, nossa responsabilidade
Nesse último sábado 25 de março, aconteceu ás 16h, no salão paroquial do Rosário, a primeira reunião da Pastoral Ecológica, que surgiu no Encontro de Capacitação da Campanha da Fraternidade 2017 acontecida no sábado anterior, ás 14h, no mesmo local desta última. O objetivo da pastoral é unir educação ambiental e justiça social. Trabalhando não só a questão do ambientalismo, mas também o contexto social por trás de toda a interação humana com a natureza.
A reunião contou com a participação do pároco Padre Rondineli e com as pessoas que demonstraram interesse em participar da pastoral. Esta teve como foco a organização da mesma, foi definido como coordenador Berardo e como secretaria Celeida, além disso, foram marcadas as próximas reuniões e foi agendada uma visita à sede da Copasa, responsável pelo tratamento de água da cidade e conhecer também o Córrego do Ananias que abastece a cidade. A Pastoral terá como protetor São Francisco de Assis, que em seu Canto das Criaturas define que todos os elementos da natureza e da vida são seus irmãos.  

Matéria e fotos: João Vitor Abreu

Os frutos do Dízimo
O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.
Em nossa paróquia o Dízimo acontece no 4º domingo do mês, em Março, o dia do Dízimo coincidiu com o 4º Domingo da Quaresma ou Domingo Laetare, que recebe este nome porque assim começa, neste dia, a Antífona de Entrada da Eucaristia: "Laetare, Ierusalem, et conventum facite omnes qui diligites eam; gaudete cum laetitia, qui in tristitia fuistis; ut exsultetis, et satiemini ab uberibus consolationis vestrae" ("Alegra-te Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações"). A cor litúrgica passa do roxo para o rosa para representar a alegria pela proximidade da Páscoa.
Nesta ocasião, o pároco Padre Rondineli apresentou a comunidade mais de 30 objetos sacros restaurados e adquiridos os quais são: turíbulos, suportes para cruz processional, lanternas, turíbulo e naveta, ânforas, pátenas de cálice e comunhão, cálice, urna eucarística, cruz e castiçais de banqueta, entre outros objetos. E ressaltou que tudo isso é possível graças ao Dízimo, que é a única renda garantida que a paróquia possui.  O dizimista é um grande responsável por tudo isso, pois com sua contribuição ajuda a preservar, promover e garantir a  manutenção da paróquia.
Seja um dizimista!
               
Matéria: João Vitor de Abreu.
Fotos: João Vitor de Abreu e Carmen Nogueira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário