segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Foi a tua presença que nos trouxe aqui

Celebração da Santa Missa com a unção do óleo do Crisma marcou o fim de semana na Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
Os ponteiros marcavam 10h da manhã quando as portas do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré se abriram e os sinos anunciavam que em uma hora daria-se início à celebração que foi esperada por dias, semanas, meses e anos por pais, catequistas e jovens, 75 ano todo, que receberiam o Sacramento da Confirmação através da unção do óleo do Crisma.
Uma grande fila se formou da porta do Santuário até as proximidades da praça principal contendo os crismandos e seus padrinhos e sendo organizada pelos catequistas que com muito zelo preparavam todo ambiente para que o clima da celebração fosse o mais tocante e marcante. 
Às 11h, após o comentário inicial, os crismandos adentraram à Igreja em uma bonita procissão de entrada, junto a eles, o presidente da celebração, seus auxiliares e concelebrantes. Estava a cargo do digníssimo administrador diocesano, Rev.mo Padre Dirceu de Oliveira Medeiros a presidência da Santa Missa, o pároco Padre Rondineli concelebrou ao lado dos reverendíssimos padres Ronaldo Timóteo e Sílvio Firmo, filhos de Nazareno que vieram testemunhar através da presença e do apadrinhamento seus familiares e amigos que iriam receber o Sacramento do Crisma.
Padre Dirceu fez uma maravilhosa homilia exortando a necessidade da Igreja ser mais pneumatológica que é a necessidade de conhecer e clamar mais o Espírito Santo para suas decisões e ações no seio da vida a serviço do Reino. O mesmo fez 3 pedidos aos jovens crismandos que se estenderam para toda a assembleia reunida, Valorizar a família, Tomar cuidado com as redes sociais e Não esquecer-se de Deus. Através de exemplos práticos, ele entrou na vida dos jovens e aconselhou a todos a clamarem os dons do Divino Espírito Santo, descrito no Evangelho como o defensor.
Os crismandos acenderam suas velas no Círio Pascal para renovarem as promessas do Batismo, renunciando ao pecado e às coisas malignas e professando a fé no Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Eles também se inclinaram e estenderam as mãos para receberem o Espírito Santo e em fila, caminharam junto ao encontro aguardando entre seus corpos e o óleo santo que os crismariam.
Ainda que ensaiados, instruídos e preparados durante todo o ano para o momento da Crisma, os jovens foram impactados e transbordaram um fascínio inexplicado pelo momento. A emoção da hora tomou conta dos crismandos, padrinhos, madrinhas, catequistas e até mesmo o presidente da celebração que abraçou a crismada que caminhou na fila emocionada para receber o sacramento.
Fotos de todos os crismados disponíveis no álbum do facebook do perfil da Pastoral da Comunicação
Alimentados pelo corpo de Cristo e nutridos pelo exemplo de Maria, os crismados partem com a missão de engajarem na vida da Igreja tendo a certeza que a Crisma é o fim de um ciclo e início de outro.
Os crismados receberam os cumprimentos do Padre Dirceu e de seus familiares e mais uma vez a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré foi marcada pela graça de confirmar a fé de mais jovens, mais pessoas que impregnaram no seu ser a identidade de cristãos.
"Ver 75 jovens aceitando estar compromissados com Deus através da Igreja é animador, dá a certeza de que nós jovens não estamos sozinhos nunca, pois temos uns aos outros. Eu via cada rosto ao receber o óleo do crisma, me lembrei da sensação maravilhosa de quando crismei, em como o Espírito Santo me tocou naquele momento, dando forças pra continuar firme nessa caminhada de serviço. Foi gratificante poder participar de outra dessa celebração que marca eternamente a todos. " (Vitória Soares - comentarista da celebração)
"Sensação inexplicável, receber o corpo de Cristo, e ainda ter a certeza da minha intimidade com Deus e aprender sobre a Santíssima Trindade, e tudo de coração aberto... Não tem amor nem significado maior" (Lígia Silva - crismada)
"Para mim, a crisma era algo que sempre sentia como uma necessidade interior de ter ,apesar de antes estar menos ligado à igreja, sempre senti um fascínio interior para o fazer e, realmente o crisma deu-me mais paz interior." (Dyovanna Paiva - crismada)
"Cheguei não ao fim,mas ao começo de minha jornada. Hoje pelo sacramento recebido tornei perante a igreja,cristã adulta,que livremente abraço minha fé. Gratidão é a palavra que carrego no coração.Com essa graça recebida confio no Espírito Santo para que ele caminhe lado a lado e que sempre me guie com os seus dons!" (Luciana Abreu - crismada)
"Quando meu afilhado Matheus me chamou já abri aquele sorriso, eu que já o amava tanto me senti orgulhoso por ter sido chamado por ele dentre tantas pessoas para uma missão tão importante" (Marcos Teixeira - padrinho de Crisma)
"A vivência de catequista é muito rica. Ser catequista é ser amigo, professor e catequizando ao mesmo tempo. Foi incrível, único. É admirável estar junto deles, mostrar caminhos para serem seguidos e perceber que eles querem segui-los. Ser catequista é entregar amor. Fazer por amor e ver ele brotar, seja no sorriso, na partilha ou no gesto." (Pablo Nascimento - catequista de Crisma)

Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Carmen Nogueira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário