quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

E pela nossa salvação, desceu do céu

Celebrações que marcaram a grande solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
Completados os meses da gestação de Maria, ela deu à luz ao seu filho, concebido pela ação do Espírito Santo na cidade de Belém, na noite santa. O menino nasceu numa estrebaria, pois não acolheram nas hospedarias da redondeza. O rei foi envolto em faixas, uma fogueira e os animais aqueceram aquela criança que trazia consigo a missão de governar as nações de toda a terra. Assim o universo contemplou a salvação que foi concedida aos homens, um menino foi dado à humanidade, seu nome era Jesus. 
A Paróquia guardada pela Virgem de Nazaré se reuniu mais uma vez para celebrar o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo de forma solene e jubilar, uma vez que essa grande solenidade reverencia o encontro de Deus com os homens, pois nascera Emanuel, Deus conosco.
A tradicional Missa do Galo realizada na noite do dia 24 de dezembro deu início às festividades. As velas acessas iluminaram o interior do Santuário e a narração da Kalenda natalina proclamou o nascimento do menino Jesus que todos os povos puderam contemplar.
O presidente da celebração, Padre Rondineli, fez chegar aos paroquianos as palavras do sumo Pontífice Papa Francisco no momento da homilia. O Santo Padre trouxe para reflexão na noite santa a cidade de Belém que significa "casa do pão", o mesmo disse que os nãos do homem foram minimizados pelo sim de Deus, contemplado na gruta de Belém. 
E os pastores fitaram seus olhos naquela criança ao serem guiados pela estrela de Belém que tremeluzia no céu forte e mais forte. Eles ainda que sem costume de falar, foram os responsáveis por propagar a chegada do rei menino. 
O presépio da Paróquia montado no interior da capela do Santíssimo foi aberto à comunidade após o pároco transladar a imagem do menino Jesus do corpo da Igreja para a manjedoura que estava vazia até poucos dias, mas agora se reveste com a figura do redentor menino que nasceu em meio ao frio.
A festa continuou no dia 25, dia de guarda em que a Paróquia dedicou ao Natal do Senhor a liturgia das celebrações que aconteceram às 10h30min e às 20h, ambas presididas pelo pároco e realizadas no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
O Evangelho de João narrava o belíssimo prólogo da Palavra que estava em Deus, era Deus e a vida estava nela. Posteriormente, a Palavra se fez carne e habitou no meio dos homens, a Palavra era luz e veio para iluminar os povos.
Muitas vezes e de muitos modos, Deus se comunicava com os homens pelos profetas, pelas sarças, pelos anjos, diversas teofanias manifestavam o altíssimo para todos os povos. Mas dessa vez, Deus mesmo se fez homem e para a salvação de todos, se encarnou no seio da Virgem Maria, nasceu ontem e nascerá sempre nos corações de quem se dispuser a conhecer o Cristo.
Os confins do Universo contemplaram a Salvação do Nosso Deus  
Feliz Natal

Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Érica Ribeiro, Matheus Resende, Pâmella Neri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário