quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Tríduo de pregações do Padre Geraldo Magela

Seguindo o kairós do novenário de Nossa Senhora de Nazaré, na Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, as reflexões da noite foram proferidas pelo Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral/Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Padre Geraldo Magela da Silva.
Em 2019, os devotos da Virgem de Nazaré que participam da novena meditam sobre o tema do Ano Missionário e são levados a meditar sobre o ador missionário que é próprio dos cristãos que adquirem tal identidade no Batismo.
Padre Geraldo refletiu de forma sublime sobre o tema com o povo de Deus. No primeiro dia ressaltando a importância da missão brotar a partir do encontro com o Cristo. Este encontro transforma como fez com os apóstolos que mudavam o semblante e levavam a todos : "Eu estive com o Messias".Cristo é a única e primordial causa da evangelização missionária. O missionário não deve jamais ser ponto de chegada, a pregação, o serviço, a ação do discipulado não deve encerrar em si mesmo, mas apontar o Cristo.
Assim fez a Virgem Maria ao levar o Cristo apressadamente para a região montanhosa onde vivia Isabel. Quando encheu-se do Espírito para conceber o Salvador, Maria não parou, Maria partiu imediatamente e ao chegar na casa de Isabel e saudá-la, João Batista saltou em seu ventre, pois sentiu a presença próxima de Jesus.
Não há como conhecer o Espírito e não sair, não partir, não agir. O Espírito dinamiza, o Espírito move!
Todo povo foi convidado a voltar para suas realidades com a necessidade de revestir-se do desejo da Missão da Igreja que é levar o Cristo. Se as obras de caridade, as preservações ecológicas, o cunho social da Igreja não foi calcada em Jesus Cristo, não é eficaz, pois a Missão da Igreja é dar o Cristo.
Que o fruto dessas pregações tão valiosas seja a mudança. Parar de agir para dentro e fazer para fora. Rever as reuniões de pastorais, a catequese e tantas outras ações de leigos, se elas forem meramente moralistas, disputas de poder e esconderem-se no ideal "sempre foi feito assim", elas precisam ser visitadas pelo Espírito para que brotem a partir desse encontro a missão verdadeira, levar o Cristo.
Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Cássia Pereira, Francisco Miguel, Josiédson Expedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário