quarta-feira, 5 de abril de 2023

Terça-feira Santa

 A missa de hoje presidida por Padre Márcio no Santuário  e na igreja do Rosário  pelo Bispo Dom José Eudes.

Após  a missa, as duas procissões  se encontraram.


Dom José  em suas sábias palavras em seu Sermão, dizia Deus que se fez homem para encontrar com cada um de nós, homens e mulheres, com nossos pecados e com nossas virtudes, com o ódio  e o amor, com a morte e com a vida.


Seus encontros nos deixou lições admiráveis sobretudo de amor, justiça, misericórdia e de perdão.

Nesse caminho do Calvário, nos instantes de dor Jesus encontra-se com Simão o Cirineu, homem simples, mas que nos trás um ensinamento, todo cristão está  convocado a ajudar o irmão a carregar sua cruz, a partir o pão, a se doar ao próximo assim mesmo que se pede na campanha da fraternidade.


Após  esse importante encontro, Jesus caminha e de longe já  avista sua mãe, aquela que o gerou, ensinou e educou.

Maria à procura de Jesus na multidão, na zombaria e gritaria, não teme, não  se intimida e corajosa segue para contemplar seu filho amado e poder oferecer o seu amor materno, sua solidariedade o seu coração.


Que dor maior pode haver no coração de uma mãe, que vê  seu filho ser morto e ser morto inocentemente. 

Uma cena difícil e cruel.

Seria melhor se nossos olhos se  fechassem ao ver essa cena, se nossos ouvidos se tampassem para não ouvir as blasfêmias daqueles que o seguiam para o calvário, se nosso coração perdesse toda e qualquer sensibilidade, para não sentir a dor que corta e dilacera o coração de Jesus e Maria.



Num gesto sublime de doação e de amor.

Ele que venceu os nosso pecados, ela có-redentora que pelo seu sim incondicional aos planos do pai, possibilitando que a redenção pudesse ser realizada.


Esse encontro nos deixa muitos aprendizados dentre eles o encontro que temos que fazer aqui na terra com aqueles, que precisam de nós, seja com encontro para uma palavra, um perdão, união  entre todos.


Estamos todos aqui de passagem, e um dia iremos prestar contas assim como nos diz em Mateus;
"Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram";

Que nesse período de semana santa, aguardando a Páscoa,  que possam ir ao encontro de alguém de quem se está  distante, vá  o encontro e realize a verdadeira Páscoa que Jesus ensina.

E diante da cena do Calvário  : Jesus no alto da Cruz,  aos pés a Mãe e alguns amigos,  Dom José nos convidou a dar outra sentido aos inevitáveis sofrimentos da vida. Depois  da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus a vida é o sofrimento humano  tem propósito de Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário