sábado, 5 de abril de 2014

1º dia do Setenário das Dores - Profecia de Simeão


O Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, neste sábado 5, entra em clima de profundo silêncio e meditação junto à Maria. As imagens estão veladas; o Presbitério encontra-se com as luzes apagadas; só a Senhora das Dores e Jesus no sepulcro estão expostos para as meditações e súplicas dos fiéis; as cortinas roxas, ao mesmo tempo que dão um ar solene, lembram que um grande acontecimento está por vir.


Após a missa das 19h, padre Rondineli Cristino convidou a todos aqueles que têm algum tipo de sofrimento a permanecerem no Santuário, pois segundo ele esta prática é repleta de sentido para quem experimenta a dor em sua vida. O seminarista Reuler dirigiu a meditação deste dia que foi sobre a 1ª Dor de Maria, quando no templo, houve a profecia do velho Simeão.



 O seminarista iniciou a reflexão dizendo que Jesus é o Rei dos mártires pois ofereceu sua vida até as últimas consequências. E que Maria é a rainha dos mártires pois enquanto Jesus derramava seu sangue, ela sofria e derramava suas lágrimas maternas. Lembrou a alegria de Nossa Senhora ao apresentar seu filho no Templo, como toda mãe judia e ao mesmo tempo, apresentar-se para a purificação. Mas nesse mesmo dia sua alegria se transforma em dor ao ouvir dos lábios de Simeão que aquele menino seria causa de contradição e que seu coração materno seria atravessado por uma espada de dor. Convidou a assembleia a imaginar como estaria o coração de uma mãe diante de tal profecia. 


 Maria já sabia quem era Jesus e qual a sua missão, mas "uma mãe nunca está preparada para ver o sofrimento do filho". Convidou a todos a lembrar de tantas mães que sofrem e que perdem seus filhos.  Apeguemo-nos  a Maria; ela que nunca se deixou abater pelo sofrimento,  não nos deixará cair vítimas das dores da vida. 



Após o Setenário, atendendo ao conselho do padre Rondineli de, durante este período procurar meditar diante do sepulcro de Jesus os jovens da paróquia se reuniram em oração diante da imagem do Senhor no Sepulcro.



Entrevista com o padre Rondineli Cristino
- Padre Rondineli, em uma de suas postagens o senhor se referiu ao Setenário como Salutar. Por que esta pode ser considerada uma prática salutar?
- Porque Maria nos ensina como devemos sofrer. Sofrer como pessoas que têm Fé e jamais como pessoas sem fé.




Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Cássia Pereira e Waldecy Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário