terça-feira, 15 de abril de 2014

Terça-feira Santa: Jesus no caminho doloroso encontra sua Mãe



Nesta terça-feira santa, celebrou-se na Paróquia/ Santuário Nossa Senhora de Nazaré a tradicional “terça do encontro”. Às 19h o Reverendíssimo Padre Vinícius Idefonso, vigário na Paróquia do Bom Jesus de Motosinhos – São João del -Rei, presidiu a celebração da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, ato que introduziu os fiéis na dinâmica da Semana Santa.



Após a Eucaristia seguiu-se em procissão com o Santo Lenho, importante relíquia, e com a imagem de Nosso Senhor dos Passos rumo ao Santuário, onde, nas proximidades Maria Santíssima, a Senhora das Dores, veio ao seu encontro.  O trajeto foi marcado pelos cantos orquestrados e pelas marchas fúnebres entoadas pela Banda Municipal Nossa Senhora de Nazaré. Ao longo do percurso, aconteceu as meditações nos passinhos, onde o pároco Padre Rondineli Cristino rezou pedindo pela grande família  católica.




No largo superior à Prefeitura Municipal, foi proferido o Sermão do Encontro pelo Padre Vinícius, o qual pautou suas palavras na humildade e na solidariedade que devem ser espelhadas em Jesus:


“O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é são, todo o corpo será bem iluminado; se, porém, estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas. Vê, pois, que a luz que está em ti não sejam trevas.” Lucas 11:34-35


“Jesus ao se referir ao olho como a lâmpada do corpo vai muito além do simples olhar, é necessário um olhar profundo, saber em quem confiar, e a partir dessa confiança olhar as coisas e as pessoas por outro ângulo. O olho doente só vê escuridão, é um olho que mesmo estando em plena primavera, enxerga inverno e solidão à sua volta. Se há só trevas nos corações, eis um sinal de que o olhar está muito doente, está deixando de ver os mandamentos maiores e se entregando a falsas visões.




Não podemos ver Maria com os olhos da carne, mas ao abrir o coração sabe-se que ali ela está presente, assim quando passarmos pelas tristezas e provações da vida o olhar machucado do Senhor dos Passos e o olhar consolador de Maria devem ser o nosso sustento.”


Assim, após o doloroso encontro de Maria com seu filho carregando a cruz de nossos pecados, seguiu-se para o Santuário, onde Padre Vinícius refletiu o Sermão do Calvário:


“Eis no alto da cruz o divino salvador, o cordeiro imolado capaz de nos salvar. Quem, de fato, pode retirar de nós o mal? Quem pode curar nossas feridas? Quem pode arrancar do nosso coração a raiz do pecado? Nós somos os amigos do Salvador, o qual carrega o peso de nossos pecados e dá o seu sangue pela nossa salvação.




Jesus crucificado sejais Tu a defesa de minha vida, meu conforto e confiança na angústia. Permaneça no meu coração até chegar a minha última hora.
 Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Amém!”

Matéria - Waldecy Junior
Fotos - Géssica Heloiza e Helder Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário