Neste dia 13 de abril, com a celebração do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, toda a Igreja entra no mistério do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado. A celebração desse dia faz memória da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.
Na Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno (MG) a Procissão de Ramos foi celebrada às 10h, saindo a igreja de São Sebastião em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Este ato foi presidido pelo Pároco/Reitor Rondineli Cristino e concelebrado pelo Reverendíssimo Monsenhor Juvenal.
Uma pequena parcela da comunidade reuniu-se para a celebração da 1ª parte da Liturgia e bênção dos ramos.
Mas ao iniciar a procissão, ao som do Quarteto "Gloria Laus" executado pelo coro e orquestra, hinos e aclamações dos fiéis, a multidão foi aumentando. Ao chegar no Santuário já era grande o número dos que aclamavam Jesus como o Senhor de suas vidas e proclamavam: "Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, cada dia mais perto da Terra esperada".
Neste clima, no Santuário continuou a celebração com a Solene Proclamação da Palavra e do Evangelho da Paixão e Morte de Jesus Cristo.
Na homilia feita pelo padre Rondineli Cristino, foi ressaltado que a celebração de hoje não é um teatro, mas é a memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Celebrar este fato significa que o cristão quer que Jesus reine em suas vidas. Lembrou ainda que a mesma multidão que aclamou Jesus como rei, não compreendeu que o seu reinado era de amor, humildade, simplicidade e entrega. Esta mesma multidão O condenou à morte.
A assembleia foi exortada como povo de Deus que acabou de aclamá-Lo durante a procissão a fazer diferente, buscando compreender que o reino de Jesus é daqueles que se esvaziam e se tornam pequenos para poder nascer como pessoas novas. Por isso a Semana Santa é este tempo de aproximação de amor de Deus através das confissões, dos Atos Litúrgicos e Paralitúrgicos.
A celebração expressou a comunhão dos paroquianos entre si e com toda a Igreja. Esta comunhão foi expressa de modo concreto ao entoar-se o Pai Nosso em latim, língua oficial da Igreja Católica.
Que Deus abençoe e ilumine a todos nesta caminhada, rumo à Páscoa do Senhor.
Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Cássia Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário