sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sexta feira Santa: Paixão de Cristo, iniciada através da Via sacra


Às 5h da Sexta-feira da Paixão, percebia-se a presença dos fiéis que acordaram mais cedo para mais um momento de oração, reflexão e súplicas a Deus Pai, através da Via Sacra, onde aos poucos as pessoas foram se juntando, transformando assim, numa grande multidão que acompanhou junto ao padre Rondineli Cristino, as vias dolorosas do martírio e morte de Jesus.



Em cada estação meditada, os corações contritos dos fiéis iam se abrindo às profundas reflexões acerca do tema da CF 2014.



 Cada cristão tem a sua via sacra dolorosa, mas que como Cirineu, que ajudou Jesus a carregar sua cruz, como Verônica, que enxugou Seu suor  e como as mulheres, que choraram junto à Ele, assim também seja o cristão, sendo solidário com todos aqueles que necessitam de ajuda nesta dura caminhada, demonstrado por um gesto de amor, ou até mesmo uma palavra de conforto, ou apenas num simples abraço.



A cruz à frente simboliza as fraquezas e as limitações humanas, pois toda atitude que tira o direito de viver dignamente, faz do ser humano um verdadeiro escravo. Mas para aquele que acredita em Deus, há sempre a esperança de uma vida melhor, pois Ele faz brilhar a luz da fé sobre aqueles que creem, porque quem se aproxima de Jesus, experimenta o amor divino.





Mesmo sabendo que existe no mundo tanta violência, tanta escravidão seja por tráfico humano, drogas ou qualquer outro tipo de sofrimento, que o amor de Cristo morto e ressuscitado eleve ao céu o clamor de todos aqueles que acreditam em sua misericórdia, pois só em Deus está a esperança e só Nele o cristão encontra refúgio.





Já entristecidos por encerrar toda a trajetória quaresmal com as procissões penitenciais às sextas feiras da Quaresma, os fiéis voltaram aos seus lares em silêncio e com o propósito de transformar este dia num dia de purificação através do jejum, da oração e da penitência.



Matéria: Doraci Couto
Fotos: Cássia Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário