quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Advento: tempo de oração e espera vigilante


O tempo do Advento é composto de quatro domingos, mas não necessariamente quatro semanas, pois depende do calendário. Ele se apresenta como um tempo que nos sugere piedade e uma alegre expectativa, isso porque é um tempo de preparação para o Natal do Senhor e da expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos.


Um símbolo marcante do Advento é a Coroa do Advento, a qual possui antigas origens e lembra a preparação para o Natal, festa da luz e da vida, quando veio ao mundo o Cristo, Sol que não tem ocaso. Assim, as quatro velas, representam os quatro domingos do Advento, visto que a cada domingo uma vela a mais vai sendo acesa, recordando a luz de Cristo que se aproxima com o seu nascimento.


Contemplando a ornamentação que envolve a Coroa do Advento, percebe-se vastos e ricos símbolos com significados verdadeiramente edificantes.
Cada vela em formato de uma flor está firmada sobre uma raiz, lembrando a rica passagem do profeta Isaías que anuncia: de Jessé brotará um rebento, esse rebento é uma flor e essa flor é Maria e de Maria nasce para nós o Salvador.


Sobre a raiz maior, símbolo da firmeza e consolidação do cristão em Jesus, se encontra a Bíblia envolvida em uma esfera representando o ventre de Maria que gera o verbo encarnado de Deus.


 As folhas e galhos secos representam o pecado que deve ser deixado nesse tempo novo e a rispidez do caminho cristão que um dia leva à Gloria da Ressureição.

O verde predomina na Coroa e na ornamentação da igreja, pois é sinal de esperança. A esperança no Menino Deus que não abandona ninguém, propiciando a certeza de uma vida melhor.


Advento é tempo de espera. Mas, em que reside a excitação da espera? Como você reage com a espera de uma pessoa amada? A nossa vida muda, vivenciamos uma alegria antecipada. Enquanto esperamos a pessoa, preparamos a casa, criamos expectativas, sentimos fortes emoções. Assim, é necessário preparar o nosso interior para o Deus Menino que está chegando. É necessário preparar uma festa bem bonita, transformar o nosso inverno interior em primavera. Mas, não é somente você que está esperando. Você também está sendo esperado. 


Outras pessoas têm expectativas em relação a você. Pessoas esperam pela sua visita. “O tempo do Advento quer convidá-lo a alargar seu coração na espera e a erguer-se como alguém que está sendo esperado. Você é precioso. Muitas pessoas estão esperando por você” (Anselm Grün). Não se esqueça que na noite de Natal o Deus Menino espera por sua visita, espera que você permita que Ele nasça em seu coração.




Referências: reflexão do Padre Vinícius I. Campos e arquivo Pascom
*Texto integrante do informativo distribuído aos paroquianos no 2º Domingo do Advento

Nenhum comentário:

Postar um comentário