segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Festa de São Geraldo Magela - Comunidade da Estação de Nazareno

“Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.”


Se preparando para o Nascimento de Jesus, a comunidade da Estação de Nazareno celebrou no ultimo domingo, 21, a festa do padroeiro São Geraldo Magela. Grande foi à alegria daquela comunidade na celebração que ocorreu às 14h e que contou com a participação das comunidades circunvizinhas e presidida pelo pároco, Pe. Rondineli Cristino.


O dia foi marcado pela festa do padroeiro, São Geraldo Magela e também de Nossa Senhora, Ela que é a mãe de Deus e nossa Mãe em um tempo muito especial: tempo do Advento. Juntamente com a comunidade, o pároco refletiu sobre o Tempo do Advento, tempo litúrgico em que a Igreja oferece e propicia a cada um a fazer a celebração do Natal. Tempo marcado pela vigilância na oração, pela conversão, pelas mudanças para fazermos do nosso coração manjedouras onde Jesus quer nascer.


A maior de todas as preparações deve ser a do nosso coração. Dentro dele vai acontecer o verdadeiro sentido do Natal e vai cintilar em nós o nascimento de Jesus, pois Ele não se cansa de vir ao nosso encontro. Nas experiências da vida cansamos de ir ao encontro de nossos irmãos, mas Deus não se cansa, Ele nunca se entristece, Ele quer se fazer Encontro conosco, visto que Ele se encarna, arma sua tenda e se encarna no meio de nos.


Foi em um presépio desprovido de luxo, de beleza e pompa, em meio aos animais, junto de São José e Nossa Senhora que Jesus nasceu e nesse espírito de humildade que se faz o Natal. Às vezes escancaramos a porta para o Papai Noel e não temos tempo para o Menino Jesus. Para tal, o Advento nos chama para preparamos nossos corações e convertermos. Ressalta-se no 4º Domingo do Advento que quem brilhou foi Nossa Senhora. Ela foi colaboradora de Deus para que o mistério acontecesse. Foi Ela que com tanta simplicidade, pequenez encheu os olhos de Deus com sua beleza e humildade, fazendo assim ser Ela a geradora de Jesus Cristo.


Nossa Senhora nos ensina que em alguns momentos da vida devemos compreender mesmo sem compreender, pois nem tudo é justificável racionalmente. É preciso ter fé e acreditar em Deus, pois tudo que vem Dele é bondade e se é da vontade Dele devemos aceitar. Para a boa preparação do Natal, devemos preparar o coração com a reconciliação com Deus, com os irmãos, com a absolvição dos pecados.


No final da homilia foi feito um pedido a São Geraldo para que ajude a celebrar bem o Natal de Jesus Cristo. Ele que foi um grande amigo de Jesus, de Deus, que foi tido por muitos como louco, doido por Deus, pois tamanha era sua intimidade com Cristo. Por causa de Jesus, São Geraldo foi capaz de fazer loucuras.





No encerramento da celebração, após a benção final, houve a procissão em honra ao padroeiro, onde os devotos puderam pedir e agradecer a São Geraldo pelas graças recebidas e pedir a ele que ensine a cada um a amar a Deus como ele amou. Após a procissão aconteceu um animado leilão de prendas para ajudar na reforma da capela.



Matéria - Cássia Pereira
Fotos - Cássia Pereira e Renato Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário