segunda-feira, 20 de julho de 2015

Senhora do Monte Carmelo, rogai por nós!

No dia 16 de julho a Igreja celebra Nossa Senhora com o título de " Nossa Senhora do Carmo. Essa devoção tem origem no século XII, quando um grupo de Eremitas começou a se formar no Monte Carmelo, na Palestina. Diante das dificuldades e perseguições, o grupo começou a recorrer à proteção de Maria.


Como a Mãe de Jesus sempre atende seus filhos em suas necessidades, as preces dos carmelitas foram ouvidas. Um deles, que vivia na Inglaterra, teve a graça de ver a Mãe do Céu e dela recebeu o Escapulário como sinal da proteção materna para toda Ordem Carmelita. Desse modo os carmelitas se espalharam e a Ordem cresceu por todo o mundo. Com eles também se propagou a veneração à Nossa Senhora do Carmo.

Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré a comunidade da Jaguara tem por padroeira a Senhora do Carmo. Com muito carinho e devoção  celebrou-se a sua festa.


A novena foi para a comunidade e visitantes oportunidade de encontro com a Palavra de Deus e com Jesus na Eucaristia. No dia 15 de junho, por volta das 19h, a comunidade fez memória a São Vicente de Paula, manifestando a fé publicamente com uma procissão em honra ao santo e reunindo os irmãos e irmãs em torno da mesa da palavra e da eucaristia, na Santa Missa. 



Com os corações preparados para o grande dia da padroeira, a comunidade festejou com alegria e intensidade o dia da Senhora do Carmo. Assim, a última quinta-feira (16) foi marcada pela devoção a Maria que leva ao Cristo. Dessa forma, celebrou-se a Eucaristia às 13h e ao entardecer fogos, sinos e vivas anunciavam a procissão em honra à Nossa Senhora.




Durante o cortejo o céu sempre se fazia colorido com os fogos, revelando a felicidade e a gratidão a Deus por ter nos dado Jesus, o salvador, e junto a Ele, Maria, uma mãe protetora e carinhosa. 



Chegando à capela, aconteceu a Missa de encerramento das festividades presidida pelo Reverendíssimo Padre Silvio. 



O sacerdote ressaltou como fruto da devoção Mariana a vivência da caridade cristã. A verdadeira evangelização, disse o Sacerdote, se faz através do amor.


Após a Missa, houve a queima da tradicional fogueira e um animado leilão de prendas. 


Matéria - Carmen Nogueira e Waldecy Junior
Fotos - Everton Modesto e Géssica Heloiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário