segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

“Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.” (Gl 4, 4-7)

 •Ano novo e cristãos renovados


Na Santa Missa de ontem (31), realizada no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, às 20h, o reverendíssimo Pe. Rondineli Cristino, ao lado do Pe. Júnior, seus ministros, acólitos e demais auxiliares, presidiu a celebração de despedida do ano de 2015 e de acolhimento espiritual ao ano vindouro. Certamente, esse tempo que nos chega através do nascimento de Jesus e da travessia para uma nova etapa na vida dos cristãos está repleto de boas novas e bem aventuranças.

 Quando o presidente da celebração adentrou a porta do Santuário, os fiéis presentes puderam contemplar na figura dos novos acólitos os projetos plantados por Deus para o novo ano e que prometem germinar em frutos de bondade e servidão para a paróquia e a comunidade. Do mesmo modo que Maria recebeu amavelmente o salvador em seu ventre, também a Igreja empenha suas vocações para o serviço paroquial, de modo a fazer germinar os frutos de um amor verdadeiro partilhado com Deus. No momento de meditação consagrado pela homilia, Pe. Rondineli afirmou justamente a missão fundamental cumprida por Maria na salvação da humanidade pela redenção de seus pecados. Segundo o presbítero, Maria representa a Mãe intercessora da Igreja e de todos os fiéis, pois sua virgindade fecunda não sofreu a mácula do pecado para trazer ao mundo a luz que iluminou as trevas, o milagre que restituiu ao rebanho do Senhor a busca pela santidade e a esperança da morada celestial. Por isso, como mãe do filho perfeito que é Jesus, Nossa Senhora nos aguarda em seu colo maternal para nos fortalecer e amparar, apesar de nossas imperfeições.


 A primeira serva do Senhor subiu aos Céus como Mãe redentora, mas sua onipresença divina faz com que esteja ao mesmo tempo dentro de nós e ao lado de Deus. Rezar em Seu Santo Nome significa fazê-la tocar os Céus, colher as bênçãos que precisamos e derramá-las na raiz de qualquer ferida, lástima ou sofrimento. Juntamente com a Santíssima Trindade ilustrada pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo, a primeira serva também é a primeira a quem devemos servir. Da mesma maneira que São Paulo compartilha com os Gálatas a boa nova de que somos filhos de Deus e herdeiros do Reino dos Céus, somos convidados a herdar em vida terrena as virtudes de Maria, a qual confirmou resignada os planos do Senhor e ofertou a sua própria vida como tempo inteiramente devotado à gestação e ao cuidado maternal de Emanuel, o Deus conosco.


 Pe. Rondineli ressaltou com ênfase essa maternidade de Maria que se estende, sem reservas, a todos os filhos e filhas de Deus. Muito além da passagem temporal marcada pelos calendários, a Santa Missa celebrou o Ano Novo como um momento de transição para os fiéis, sendo chegada a hora de prestar ação de graças por todas as conquistas alcançadas no ano findo e ao mesmo tempo pedir ao Senhor e à Virgem de Nazaré a santa intercessão capaz de redimir os pesados fardos carregados pelo povo de Deus nessa caminhada que agora se abre com um novo e abençoado ano. Conforme fez questão de lembrar sabiamente o querido sacerdote de nossa paróquia, Jesus dá conosco seus primeiros passos, como criança nascida há poucos dias do ventre de nossa digníssima Mãe. E nesse gesto de profundo amor e misericórdia, o Cristo se faz criança para se igualar a nós, inocentes da vida eterna reservada pelo Senhor. 



Ele já sabe o caminho e, sendo criança, a pureza das suas pegadas só nos pode levar aos céus. No término da celebração, os católicos reunidos pela Virgem de Nazaré e inundados pela Alegria do Espírito Santo, cumprimentaram-se amorosamente desejando a paz de Cristo no novo ano a poucas horas de nascer. A bênção final confirmou a certeza de que este novo ano será vivenciado por cristãos verdadeiramente renovados na fé em Deus e na solidariedade com seus irmãos.


Matéria- Guilherme Freitas
Fotos- João Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário