domingo, 14 de fevereiro de 2016

Caminhando nas pegadas da Misericórdia

“Este meu filho estava morto e reviveu, tinha se perdido e foi achado”(Lc 15,24)
 “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso”(Lu 6,36) 
                                     

Em espírito de recolhimento, oração e transformação do coração a Igreja vai adentrando no Tempo Quaresmal, que traz em si possibilidades impares de um encontro pessoal com o Amor de Deus.

No anoitecer de sábado a Comunidade Paroquial, após se nutrir do Pão da Palavra e da Eucaristia e ouvir de seu Pastor o convite a fazer da Quaresma um tempo de passagem da escravidão do pecado para a verdadeira vida, empreendeu uma longa caminhada de reflexão e experiência da Misericórdia de Deus.




O itinerário teve inicio na porta da Igreja do Rosário com hinos e súplicas. Para favorecer a oração pessoal, os jovens encenaram a busca constante de Deus, na Pessoa de Jesus, por seus filhos tão amados. E a luta que estes travam constantemente contra as forças das paixões que os lançam no pecado.





Na primeira parada durante percurso orante, um encontro comovente! Diante da multidão a Imagem do Crucificado, não como um grande espetáculo da história. Mas como a prova de um Amor que cura, resgata e salva cada filho em sua essência. Impossível descrever o que se passa no coração do crente quando seus olhos se voltam para seu Deus no alto da Cruz.




Mais adiante um novo encontro. Um pai que abraça e restitui a dignidade ao filho extraviado. A multidão atenta ouve a Parábola do filho Pródigo. Nesse momento, uma integrante da Pastoral Familiar convida a comunidade meditar essa parábola com o coração do Pai Misericordioso.E concluiu: uma vez assumidos e resgatados pela Cruz de Cristo, não resta outra coisa ao cristão, ele tem o dever de também perdoar e espalhar onde vive a misericórdia.




Finalmente a caminhada chega ao seu destino: o Campo do Vasquinho. Mas nada de luzes e descanso. Ainda era necessário um percurso errante, cheio de idas e vindas quase sem direção certa. 


Por esse caminhar tortuoso Padre Rondineli ia refletindo sobre cada uma das Obras de Misericórdia, Corporais e Espirituais.A cada meditação uma chama era acessa pelos jovens como um convite a acendê-la também no coração.




O campo foi ganhando pequenos pontos luminosos até que grandes holofotes foram acessos e todos puderam contemplar de novo o Cristo com seus braços abertos, mas agora Glorioso, vencedor do pecado e da morte por ter amado os seus até o fim.



Que a benção final dessa caminhada seja para cada um o passaporte para uma Vida nova de mais amor pelo próximo. Um amor verdadeiro e curador de feridas.


 Matéria e Fotos : Carmen Nogueira












Nenhum comentário:

Postar um comentário