quinta-feira, 26 de maio de 2016

Celebração da Santa Missa: manhã do Dia de Corpus Christi e apresentação dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística


“Precisamos ser alimento e Eucaristia na vida das pessoas, precisamos ser a presença viva de Cristo onde quer que estejamos”
A Igreja celebra no dia de hoje, 26 de maio de 2016, a Festa do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Data extremamente especial, em que o povo de Deus faz memória àquela Quinta-feira Santa, quando o Senhor nos deixou o Santíssimo Sacramento do Altar.
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. A partir de então, os cristãos comemoram e vivenciam este dia com muito amor, doação e intimidade com o Cristo vivo, presente na Hóstia Consagrada.
No Santuário Nossa Senhora de Nazaré, a primeira Santa Missa aconteceu às 8h, onde muitos fiéis se fizeram presentes e puderam experienciar as inúmeras graças e o infinito amor de Deus. Além disso, a celebração foi marcada pela apresentação e rito de posse dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia.
O ministro extraordinário da sagrada Comunhão é um leigo a quem é dada a permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.
Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é Ministro Extraordinário da Comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

O rito de posse foi, para todos os presentes, um momento de profunda emoção e intimidade com Cristo, uma vez que o chamado a servir parte, em primeira instância, do Deus uno e trino, cuja capacidade se materializa nos dons dados aos fiéis.
Cada irmão convidado a seguir esse chamado foi apresentado à comunidade e submetido à algumas perguntas feitas pelo sacerdote, o Reverendíssimo Padre Rondineli. Em seguida, eles se colocaram de joelhos e foram abençoados, a fim de estarem firmes e dispostos nessa nova e abençoada missão. Depois, colocaram os trajes designados aos ministros e, assim, embalados pela intercessão e força de Maria Santíssima, acolheram com amor o chamado do Pai Eterno.

Celebrar a Eucaristia, é fazer memória à Paixão de Cristo. Desse modo, todas as vezes que nos reunimos para celebrar esse mistério, fazemos a mesma coisa que o Senhor fez naquela última ceia. É como se estivéssemos lá com os apóstolos, participando, vivenciando e recebendo para nós o alimento do Corpo e Sangue do Senhor. A Eucaristia é serviço e doação. Antes de Jesus celebrar a Eucaristia na mesa, Ele celebra no chão, lavando os pés de seus apóstolos. Todas as vezes que participarmos da Eucaristia, precisamos nos revestir da humildade de Cristo para termos disposição de servirmos uns aos outros, assim como o Senhor fez.

A Eucaristia é pão, alimento e comunhão com o Senhor. Quando comungamos do Senhor, alimentamo-nos de Seus pensamentos, sentimentos e de Suas Palavras. Deixamos morrer em nós aquilo que é, simplesmente, humano para que o divino esteja em nós. Ela é o elo com o Senhor, é deixar que nossa mente e nossos sentimentos sejam como os de Cristo. Eucaristia é comunhão e missão com Deus. Não podemos comungá-Lo somente quando participamos; precisamos levar adiante o que recebemos. Por isso, o Cristo que recebemos faz de nós cristãos. Temos a missão de levar Cristo ao mundo e às pessoas; precisamos ser alimento e Eucaristia na vida das pessoas, ser a presença viva de Cristo onde quer que estejamos.

Que toda honra, glória, louvor, exaltação e adoração sejam dados a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, vivo e real na hóstia consagrada. Assim seja! Amém!

Matéria-Dany Santos
Fotos- Helder Ramos

Um comentário:

  1. Parabéns ao novos ministros da Eucaristia por esta nova fase que se inicia. Que N. Sr. Jesus Cristo e a Virgem de Nazaré os abençoem sempre. Fraterno abraço.

    ResponderExcluir