segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós

Aquele espírito natalino tão falado, tão bem vindo é incontestável e sempre inunda o coração dos homens de bem seja pela poesia ou seja pela harmonia que rodeia lares e pessoas que se colocam sempre na busca pelo encontro do Amor Maior.
A festa do Natal do Senhor é a concretização desse encontro, é o Deus uno e trino, rico em amor e misericórdia, muito além de um homem sentado em uma nuvem, que se encontrou com os homens na figura frágil e pequenina de uma criança cheia de luz, simplicidade e com lindos olhos. Como canta o salmo de Davi: “hoje um menino nos foi dado, que é Cristo, o Senhor”
A noite santa do Natal foi marcada pela tradicional Missa do Galo presidida pelo pároco e celebrada por toda comunidade paroquial, a partir das 22h30min, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Assim como o Galo que desperta os homens para o dia que acaba de raiar, tal celebração chama todos os povos para contemplarem que nasceu o Senhor.
Os panos que cobriam a imagem do Menino Deus foram retirados fazendo com que o povo contemplasse de verdade o momento tão importante para o cristianismo: o Natal.
O Anjo Gabriel foi aquele que acompanhou de perto a anunciação, a gravidez e a realização do nascimento e cantou o hino de Louvor "Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade", foi nesse momento da celebração que as luzes foram acessas e os sinos voltaram a badalar, o coro em festa entoava cânticos de alegria.
Ao fim da celebração, a imagem do Menino Jesus foi transladada até o presépio montado em um lugar especial no interior do Santuário. Lá todas as pessoas que por ali passassem poderiam entrar, literalmente, no mistério daquele momento que marcou o início da salvação.
O dia 25 de Dezembro santificado como o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo trouxe consigo uma beleza simples e encantadora para o coração daqueles que viveram as celebrações natalinas. Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré aconteceram três Missas, às 8h, às 10h30min e às 19h, sendo a das 10h30min na Igreja do Rosário.
Na casa de Maria, Senhora do Rosário, todo espírito natalino e tudo que pode ser usado para descrever o encanto foi transformado em música, essa capaz de penetrar todos os corações. Durante toda a celebração os lindos cantos serviram para proclamar a profundidade do Pão dos Anjos que serve de alimento a todos que irem ao encontro do Redentor, o Hallelujah é como no coro dos santos que se junta aos cristão a caminho da porfia cantando a maravilha desse dia feliz.
Padre Marcelo Martins presidiu a celebração da noite e pediu a toda a assembleia que celebrasse o natal todos os dias, sem se esquecer de que ele não é só um rito, um costume, um simples “bater ponto” na cerimônia, mas é doação.
Havia tanto amor entre a Santíssima Trindade que esse amor quis ser distribuído com a humanidade semeando no ventre de uma jovem a encarnação do Cristo Senhor. Jesus, é a simplicidade da realeza de Deus, é a humanização do divino, é a concretização do plano de salvação.
Hoje nasce o Cristo, não só em Belém, não só na manjedoura, mas em cada lar, em cada fiel, em cada coração que abrir as portas.

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Carmen Nogueira, Cássia Pereira e Rodrigo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário