segunda-feira, 10 de julho de 2017

Amparai-nos 265 vezes

Padroeiro dos motoristas é festejado em Nazareno.
A imprudência no trânsito é a causa de inúmeros acidentes que dilaceram famílias e impactam qualquer ser humano que se depara com uma situação deste tipo. Inúmeras vítimas das irregularidades nas vias perderam suas vidas e deixaram marcas de dor e saudades nos corações. Mesmo em meio à campanhas e à fatos verídicos causados por si, a imprudência continua acontecendo e, pior, são incontáveis os imprudentes. Como canta o Rosa de Saron: "nos resta apenas confiar em Deus". 
São Cristóvão recebeu da Igreja a consagração como patrono dos motoristas, pois durante sua vida ajudava as pessoas à atravessarem um temido rio. Dotado de grande força, um dia teve sobre seus ombos uma criança que era mais pesada que as demais e ao questionar ao pequeno o motivo, o menino respondeu que naquele momento ele carregava aquele que era dono do mundo. 
A intercessão de São Cristóvão vale muitos motoristas que o procuram em meio a dificuldades e os perigos aos quais são expostos nas vias da vida. A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré festejou o santo de forma solene e triunfal no domingo, dia 9 de Julho. 
Durante todo fim de semana a imagem de São Cristóvão teve lugar de destaque no presbitério e fez parte das reflexões em volta do Evangelho que trouxe a criança que aquele forte homem carregou nos braços como o rei humilde que acolhe, restaura as forças e descansa todos que o procuram.
A celebração da Santa Missa das 10h30min contou com a participação das crianças que foram instruídas pelo sacerdote a seguirem suas vidas como se conduzissem nos ombros e nos carros, quaisquer que sejam eles, o Cristo Jesus. Esse fato é extremamente importante no cenário nazarenense, uma vez que as irregularidades no trânsito vitimaram muitos habitantes dessa terra. Portanto, desde cedo é válido que a atenção na forma de condução seja constate na vida de todos.
O som externo da Igreja anunciava que às 15h teria-se início a procissão motorizada de São Cristóvão percorrendo as ruas importantes da cidade. Eram motos, caminhões, carros e tratores que seguiam a imagem do santo, motoristas habilitados, em sua grande maioria, que iam em busca de proteção e amparo.

A procissão teve fim na porta do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré onde o Reverendíssimo Padre Rondineli, pároco e reitor, concedeu a todos os presentes a bênção sobre os automóveis, seus condutores, ocupantes e a carteira de habilitação. A bênção do documento que possibilita e regulariza a movimentação dos motoristas nas vias de trânsito foi e é de extrema importância, pois valoriza o mesmo que em meio a relatividade do mundo perdeu seu valor, uma vez que é nítido, constante e crescente o número de pessoas que saem rodovia a fora dirigindo antes da maioridade e da aprovação nos devidos exames.
Que São Cristóvão interceda por todos os motoristas e pessoas que usam de automóveis para ir e vir para o trabalho e através da condução de veículos têm seu ganha pão. Que venha do poderoso patrono o amparo na rodovia 265 que é utilizada por muitos nazarenenses e que o mesmo santo rogue ao Pai Celeste a bênção para todos aqueles que perderam pessoas queridas em acidentes de trânsito e hoje carregam o peso da depressão pós trauma, da desmotivação para viver, do medo e das sequelas físicas.

" Senhor, que dissestes: "Quem vos recebe, a mim recebe"; e mais: "Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim", fazei com que o bem-aventurado mártir São Cristóvão aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém".


Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Marliere Santos e Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário