segunda-feira, 17 de julho de 2017

Refugium peccatorum, ora pro nobis

Nossa Senhora do Carmo é festejada na comunidade da Jaguara
A Igreja consagrou o dia 16 de Julho à memória de Nossa Senhora do Carmo, título atribuído à Virgem Maria após sua aparição no Monte Carmelo, local bíblico onde, por intermédio de Elias, Deus realizou suas manifestações e teofanias. Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, a Mãe do Carmo tem uma comunidade rural a dela dedicada, a Jaguara; e lá o domingo foi movimentado e a Rainha do Monte Carmelo festejada.
O dia 16, maior da festa, coroou o caminho percorrido por muitos fiéis durante a novena preparatória e os dias dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e São Vicente de Paulo. A veneranda imagem de Nossa Senhora do Carmo saiu em procissão pelas ruas da comunidade e no adro da Igreja, a Santa Missa Campal finalizou a Festa da Padroeira do lugar.
Em sua iconografia, Nossa Senhora do Carmo traz um dos objetos de grande devoção do povo católico; o escapulário. A crença cristã e mariana reforça que o portador do escapulário terá constante intercessão de Maria para não padecer no purgatório, uma vez que a Senhora do Carmo é recorrida por seus filhos para livrar as almas que lá padecem. 
Durante as Missas do final de semana, no Santuário, a memória de Nossa Senhora do Carmo esteve presente na oração eucarística no momento próprio onde o convívio dos eleitos, apóstolos, mártires, santos e da Virgem Maria é pedido ao Deus Pai por meio das oferendas apresentadas ao altar. Também foi pela intercessão da senhora que a bênção final foi recorrida pelos fiéis.
Rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Arquivo da Pascom, Internet, Rafaela Santos e Victor Emanuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário