terça-feira, 22 de maio de 2018

Dai a vossa Igreja que espera e deseja vossos sete dons

Paróquia festeja o Pentecostes; nascimento da Igreja
Durante sua majestosa ascensão, Jesus ordenou aos discípulos que permanecessem juntos e orassem até que a promessa de que o defensor viria do céu fosse cumprida e assim se fez durante nove dias, os apóstolos se reuniram no cenáculo na companhia da Virgem Maria e clamaram dos céus o Espírito Santo. 
No décimo dia, um clarão veio do céu e línguas de fogo pairaram sobre os presentes que ficaram cheios do Espírito Santo. Nesse mesmo dia, Pedro pregou e converteu entre 3000 e 5000 mil pessoas para o cristianismo, nascendo assim a Santa Igreja Católica. 
A Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré celebrou com muito júbilo o aniversário da Igreja na data litúrgica da Festa de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. A Santa Missa da Vigília de Pentecostes, celebrada no sábado às 19h, transformou a Igreja do Rosário em um verdadeiro cenáculo. 
A Santa Missa contou com a participação especial dos crismandos da paróquia que apresentaram de forma didática e expressiva o que aconteceu no dia de Pentecostes e também após essa data, quando a Igreja nasceu e continua perseverante até o atual ano de 2018 proclamado pela CNBB como o Ano Nacional do Laicato.
A Santa Igreja foi representada em suas muitas pastorais que atuam em prol do Reino. É importante valorizar essa Igreja jovem que busca a confirmação na fé para seguir na Missão. Os crismandos caminham todas as semanas em busca do aprendizado de sua fé. Padre Rondineli iniciou uma salva de palmas que mostrou a valorização ao trabalho e dedicação desses adolescentes ao lado de seus catequistas e conduziu a assembleia a sempre rezar pelos mesmos para que o sopro do Divino Espírito parasse sobre cada um desses e fizesse nascer neles o ardor pelo serviço a Deus. 
A festa continuou no domingo e a beleza do Pentecostes foi meditadas nas celebrações com a liturgia da Missa do dia que narra o episódio descrito no livro dos Atos dos Apóstolos e a importância da Igreja de manter em um só corpo e um só Espirito. 
Na Santa Missa das 8h, a paróquia acolheu uma capela peregrina do ECC. Padre Rondineli fez refletir em sua homilia sobre a coragem que o Espírito Santo deu aos apóstolos, que depois daquela data saíram em Missão mundo a fora e só pararam quando se depararam ao cálice do martírio e que esse mesmo Espírito continua encorajando a cada um para vencerem os medos, a insegurança, o comodismo e fazer brotar nos corações a entrega ao Senhor. 
As crianças embelezaram mais uma vez a Missa das 10h30min com sua participação. As mesmas lotaram o Santuário e permaneceram atentas às palavras do presidente da celebração que contou à elas o que mais belo aconteceu no Pentecostes e o que o Espírito fez com a Santa Igreja.
Padre Rondineli explicou que a vinda do Espírito Santo trouxe ventos novas para a vida dos apóstolos e também relacionou a grande festa ao movimento que se faz para aquecer. Os dons que o mesmo Espírito trouxe foi apresentado à assembleia pelas crianças que de forma singela representaram a diferença que os dons da Sabedoria, do Entendimento, da Piedade, do Conselho, da Fortaleza, da Ciência e do Temor de Deus é capaz de fazer na vida daqueles que se deixam conduzir pelo Divino Espírito.
Nesse ano, Papa Francisco instituiu a Festa de Santa Maria, Mãe da Igreja a ser celebrada na segunda-feira após o Domingo do Espírito Santo. Tal festa tem o sentido de valorizar a participação de Nossa Senhora na construção da Igreja de Jesus. Maria esteve ao lado dos apóstolos na constante oração e também os protegeu com carinho materno enquanto saiam pelo mundo anunciando o Cristo ressuscitado. 
Maria tem reunidos os paroquianos de Nazareno todos os sábados no Salão Padre Francisco onde participam de uma formação semanal sobre a história e os mistérios sobre a vida daquela que deu carne ao verbo de Deus. Na 3ª aula foram compreendidos os 4 Dogmas Marianos da Igreja Católica, esses mesmos que não são para engrandecer Nossa Senhora, mas sim para exaltarem o Deus que faz coisas impossíveis aos olhos humanos, que prepara para seu filho um bom ventre e também honra àqueles que se entregam à Ele.
Na comunidade rural do Varadouro, Maria também foi festejada na tarde do domingo sobre o título de Nossa Senhora de Fátima que é a padroeira do local. 
A imagem de Nossa Senhora de Fátima saiu em procissão pelos arredores da capela, percorrendo os caminhos da comunidade em especial na casa dos moradores,
Na chegada da procissão, no interior da capela, a Santa Missa foi celebrada mais uma vez na Festa de Pentecostes e nela foram meditadas as obras do Espírito Santo na vida de Maria, aquela que é sua esposa. A proximidade de Maria com o Espírito Santo sempre foi tamanha que fez com que no íntimo de Maria o verbo de Deus fosse fecundado. Fortalecida pelo Espírito divino, Ela permaneceu de pé quando seu filho partiu e recebeu-O junto aos apóstolos no cenáculo tendo papel fundamental na edificação da Santa Igreja. 
Dai à vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons
Dai em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna!
Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Luan Braz, Pâmella Neri, Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário