quarta-feira, 2 de maio de 2018

São José; o operário de Nazaré

“Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe?” (Mt 13,54-55)
É com grande alegria e fé que a igreja celebrou no dia de ontem, 1º de maio, São José Operário e com isso o dia do trabalhador, que labuta dia a dia para conseguir o sustento de suas famílias. Para tal ocasião a paróquia de Nossa Senhora de Nazaré se reuniu às 19 horas para a celebração da santa missa presidida pelo pároco Padre Rondineli.
Em sua homilia, o presidente da celebração falou sobre o trabalho e destacou que todos os homens têm que exercer as suas profissões com amor e dedicação, não somente fazer por obrigação e/ou pelo dinheiro. O patrão, por sua vez, deve pagar o justo salário aos empregados. Ao final pediu que São José intercedesse à Deus por todos os trabalhadores que se encontram desempregados por causa da grande crise política pela qual passa o país.
Houve também a procissão das ofertas onde traziam além do pão e do vinho, objetos de uso para o trabalho de algumas pessoas. Uma bandeja com várias carteiras de trabalho foi levada até o altar. Os trabalhadores foram representados em diversos ministérios e serviços, afinal, todos merecem as dignas homenagem e contam com a proteção de São José.
No final da celebração foram abençoadas as carteiras de trabalho de todos os trabalhadores e o padre os aspergiu com água benta.
São José é o único santo celebrado duas vezes na igreja: dia 19 de março, como esposo de Maria, pai de Jesus Cristo e pai da igreja católica e, em primeiro de maio como patrono dos trabalhadores. Esta última foi instituída, diante de uma multidão de 200 mil operários, reunidos no dia 1º de Maio de 1955, na Praça de São Pedro, quando o Papa Pio XII decidiu cristianizar o Dia do Trabalho, dando-lhe como santo protetor São José Operário
“Tudo o que fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que recebereis Dele a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vós estais servindo.” (Col. 3,23-24)
Participaram afetivamente da celebração os trabalhadores: Margarida Neri, Vitória Nazaré, Lúcia, Jane, Fátima, Luciano Heitor, Celso, Renata Andrade, Maria Francisca, Simone, Márcia, Donizete Reis, Maria Damasceno, Sebastião, Simone e Ediná Souza. 

Matéria e fotos: Josiédson E. Pereira.
Colaboração: Pãmella Neri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário