terça-feira, 17 de abril de 2018

Expedito; o santo da penúltima hora

As minuciosas histórias por traz da Festa de Santo Expedito
No dia 03 de maio de 2003, a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré celebrou com todo júbilo a primeira festa em honra a Santo Expedito, na cidade, contando com a colaboração e organização da Dona Cecília, fervorosa devota do Santo que, ao receber através de sua intercessão uma graça, se colocou a frente da promoção dessa festa que em 2018 comemora seus 15 anos trazendo consigo muito fatos, lembranças e saudades.
Santo Expedito vivia uma vida entregue às libertinagens mundanas e quando resolveu se converter ao cristianismo, recebia sempre uma imposição vinda do inimigo e adiava sempre esse feito em sua vida, mas em um dia resolveu apagar sua vida de pecado e renascer para uma nova vida, para isso foi capaz de massacrar um corvo que gritava 'Cras', que significa 'amanhã' e fez com que a voz de sua vontade ecoasse mais alto; "Hodie". Por não adiar mais sua conversão, Santo Expedito é recorrido como o Santo das Horas Urgentes, da Penúltima hora.
Quem recorreu a Santo Expedito em uma hora urgente foi Dona Cecília, que ao enfrentar em sua casa o drama do alcoolismo, teve no santo intercessor um grande companheiro. Ela relata com brilho nos olhos e corpo arrepiado o dia que começou uma novena em honra a Santo Expedito junto com toda família em intenção do filho e antes da novena terminada, mais precisamente no 3º dia, ela recebeu a notícia que sua preces foram atendidas. Agradecida, ela procurou o pároco da época, Padre José para promover as festividades de Santo Expedito.
Dona Cecília recorda do dia que procurou o amigo Padre Casimiro e disse a ele: "Padre José, aqui não tem imagem de Santo Expedito, se eu conseguir uma o senhor faz uma procissão?". Padre José ainda passou a fervorosa devota a metragem da imagem e ela então providenciou e no dia 03 de maio do ano de 2003, a veneranda imagem de Santo Expedito saiu em procissão pelas ruas da cidade, reunindo inúmeros devotos do santo das causas urgentes.
Em todos cantos de sua casa, podem ser encontradas imagens de Santo Expedito e ela mostrou ao membro da Pascom o que ela traz em seu quarto e o coloca na janela de sua casa todas as vezes que a procissão de Santo Expedito passa por ali. Dona Cecília recordou também dos devotos do Santo que partiram para a glória celeste: Sr Antônio do Emídio, José Teixeira e sua companheira Carmen, ou melhor Tute, que ia de casa em casa arrecadando donativos para o leilão de Santo Expedito que acontecia todos os anos após a Missa. 
Uma tradição da festa de Santo Expedito também é a procissão das oferendas, onde o pão e o vinho e as demais ofertas são levadas até o presbitério pelas mãos de muitos devotos do Santo que receberam do fiel companheiro uma graça precisa e urgente; Joana D'arc, Carmen Ângela e os familiares de Dona Cecília. 
A gratidão a Santo Expedito se perpetua na casa de Dona Cecília de diversas formas, seja na Festa promovida todos os anos ou também pelo exemplo de perseverança. 15 anos após a graça alcançada, o alcoolismo continua longe da vida do filho e trazendo paz ao coração da mãe que tanto já se preocupou e hoje é agradecida. Pelas mãos dela, ímpar costureira, foi bordado um quadro com a oração da sobriedade, recitada fervorosamente pelos Alcoólicos Anônimos. 
A Festa de Santo Expedito acontece, na Paróquia, no domingo próximo (22), as Missas dominicais das 8h e das 10h30min abrem o dia que será encerrado com a procissão às 18h30min e a Santa Missa pelo 4º Domingo Pascal e memória do mártir de Cristo, logo em seguida.
Agradecimentos: Dona Cecília.
Colaboradores: Maria de Lourdes Resende, Carmen Ângela.
Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Rodrigo Augusto, arquivos da Pascom e internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário