terça-feira, 3 de abril de 2018

Muitas coisas acontecem em três dias

Ele desceu de sua realeza para se fazer sacrifício por nós 
Em muitos filmes quando o povo está debilitado, a esperança perdida e as forças esgotadas, vem do alto, misteriosamente um herói para resgatar os fracos e lutar pelas causas perdidas. Do mais alto dos céus veio um herói de coração divino, consubstancial ao Pai que em uma sexta-feira fez o elo perfeito entre o céu e a terra e abriu os seus braços para que o mundo fosse salvo e os homens dignos de salvação.
Um herói que sofreu as dores diante de seu povo e na frente dos homens foi flagelado, maltratado e despido de suas vestes diante dos olhos da mãe que tanto O amou.
Por nós, foi crucificado, sob Pôncio Pilatos padeceu e foi sepultado. O Deus feito homem agora esta morto. Tudo é silencio, para seus amigos uma decepção. Na hora de seu sepultamento somente a Mãe e uns poucos que conquistaram sua amizade. E a multidão do " Hosana ao Filho de Davi"? Os saciados de pão, os curados de enfermidades e libertos de demônios?
Mas não importa onde eles estão, não importa os motivos de cada um para se afastar nesse momento.O Amor de Deus deixa suas marcas para que possa ser encontrado.
Deixou sua face no pano da mulher que o acolheu no sofrimento para que nunca esqueçam que ele jamais se esqueceu dos seus.
A lembrança dessa face ensanguentada, a memória daquele corpo pendente da cruz e a lembrança de tão silencioso sepultamento continua a reunir multidões. E por mais que seja encenado, cantado e revivido, tal amor é grande demais, não pode ser totalmente entendido por nossa humana razão. É por isso, por ser assim limitada a razão, que com piedade e devoção todos os anos uma multidão enche as ruas fazendo revivendo o enterro do Senhor. Outra vez a Verônica canta seu canto de dor, Maria, José, Nicodemos,João, soldados e ladrões ganham vida nas ruas de Nazareno.É preciso colocar-se nesse sepulcro com todas as misérias e limitações para entender o por que de tanto amor. 
"Eu, maltrapido, adornando a Ti. Reine no reino meu" (Rosa de Saron)
 
 
Amor que enfrentou a morte. Sim Jesus de Nazaré morreu.
Mas, você já parou para pensar que Ele venceu a morte?  
Ele venceu a morte!A esperança voltou, o homem soube que " Deus ama o seu povo de verdade.

A noite santa em que o cordeiro de Deus desceu à mansão dos mortos foi memorada de forma sublime e solene através da Vigília Pascal que concluiu, assim, as celebrações do Tríduo Pascal. Essa noite fulgurante testemunhou o momento vitorioso em que o rei dobrou o lençol ao chão e ergueu-se novamente para dar vida a todos.
A cera virgem do Círio Pascal foi preparada com os cravos e símbolos que indicam que Ele, Jesus é o início e o fim. Recebeu luz do fogo novo, nascido do raspar das pedras, todo natural, oriundo não doa artifícios humanos, mas fruto do que Deus criou por princípio.
O Círio que representa o Cristo ressurreto trouxe luz para todas as velas que estavam firmes das mãos das pessoas e depois tomou importante lugar de destaque no presbitério do Santuário de onde mais uma chama saiu, a luz para que todos pudessem renovar suas promessas batismais crendo no Cristo vivo e renunciando a realidade de pecado proposta pelo divisor.
Deus de Deus, luz da luz. 
Em uma liturgia cheia de momentos especiais, o Sábado Santo traz consigo o Canto do Exéult, os Aleluias novamente entoados e véu do templo rasgado, desvelando novamente os altares, as imagens para que a divindade de Deus possa novamente ser vista de forma esplêndida, pois Ele, o Senhor venceu a morte.
Depois do luto instaurado na Igreja, onde não se pode elevar a Deus o sacrifício da Santa Missa, na Vigília Pascal a Eucaristia foi novamente ofertada ao Pai celeste, e depois de consagrada, repartida ao povo para que todos encontrem no Cristo ressuscitado o motivo da alegria sem par daquela noite santa. Os mesmos cristãos testemunhas da ressurreição renasceram das águas do batismo depositadas ao redor de toda igreja para que, assim como Maria e João Evangelista no alto da cruz, possam ser banhados na mesma água que jorrou do lado esquerdo do peito do Salvador

"Eis que das trevas à luz, ressurge a vida e eu hei de compreender o que Deus tem pra mim" (Rosa de Saron)

Matéria: Carmen Nogueira, Rodrigo Augusto.
Fotos: Carmen Nogueira, Cássia Pereira,Helder Ramos, Karine Santos, Pâmella Neri, Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário