terça-feira, 10 de abril de 2018

Celebrai a Cristo, celebrai!

Caminhada da ressurreição movimenta Diocese e conta com a participação de jovens nazarenenses
O Setor da Juventude da Diocese de São João del Rei, promoveu no último sábado (7), uma caminhada luminosa para recordar e celebrar os passos do Cristo ressuscitado em meio aos seus discípulos. Tal caminhada aconteceu na cidade sede da diocese e contou com a participação de muitos jovens, inclusive da Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Iniciada com muita animação, invocação do Espírito Santo e Oração pela paz, no Campus Santo Antônio pertencente a UFSJ, a Caminhada seguiu rumo à catedral do Pilar, passando por pontos significativos e Igrejas do Centro histórico da cidade.
Em frente à cúria diocesana, houve uma homenagem póstuma ao Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, falecido em 19 de janeiro de 2018. Ele foi um grande incentivador dos jovens na Diocese, criando o Setor Diocesano e elegendo, em uma assembleia geral, os jovens como uma das prioridades do trabalho do clero e de toda diocese. Na caminhada de 2017, Dom Célio, já debilitado dirigiu da janela da Cúria uma mensagem aos jovens que na o têm com companheiro na realidade celeste.
A caminhada teve 15 estações e em cada parada meditava os passos de Jesus e a Missão dele deixada para os seus. A 10ª estação foi meditada pelos jovens do Ministério da Palavra e do Jucc, os mesmos leram o trecho bíblico, fizeram as preces comunitárias e carregaram os andores com o Círio Pascal e a imagem de Nossa Senhora do Pilar que seguiram à frente dos jovens em toda caminhada.
Na escadaria da porta principal da Catedral do Pilar, houve uma apresentação sobre o ano do Laicato que propaga o dever da participação dos leigos cristãos na vida da Igreja e da sociedade. Nesse mesmo lugar, Jesus ressuscitado se fez presente na Sagrada Eucaristia , esse que foi o momento mais sublime e o ápice da celebração. A bênção do Santíssimo finalizou a caminhada que trouxe luz para todo povo e irradiou nos corações a grande certeza de que o Cristo caminha conosco.
"Ele não disse 'isto é como se fosse', Ele não disse 'isto é uma lembrança', Ele não é disse "isso é simbologia'. Ele disse 'isto é o meu corpo que é dado por vós'"

Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Paula Abreu, Rodrigo Augusto, Setor da Juventude da Diocese de São João del Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário