terça-feira, 14 de agosto de 2018

Festa do Mártir São Tarcísio


“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.” (Jo 6, 51)
Este domingo dia 12 de agosto, não foi um dia qualquer para a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Ele teve ao mesmo tempo duas festas: o dia dos pais e a festa de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, dos acólitos e dos ministros da sagrada comunhão.
São Tarcísio era acólito e pertencia à comunidade cristã de Roma. No decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano muitos cristãos foram presos e condenados à morte. Nas prisões eles esperavam ardentemente pela comunhão do Santíssimo Corpo de Jesus, o difícil era conseguir entrar na cadeia portando a sagrada comunhão. Foi então que o pequeno Tarcísio de apenas 12 anos se ofereceu para esta piedosa missão ao Papa Sisto ll.
Após a forte decisão de Tarcísio o Papa entregou a ele numa caixinha chamada teca as hóstias consagradas que seriam levadas à cadeia. No caminho alguns rapazes notaram seu estranho comportamento e perguntaram a ele o que levava consigo. Ele negou terminantemente a dizer. Foi então que bateram nele e o apedrejaram até a morte. Depois de morto seu corpo foi recolhido e recebeu honorífica sepultura.
Às 18:30hs aconteceu a procissão em honra ao santo mártir, depois houve uma bela celebração. Muitos cristãos se fizeram presentes.
Na homilia o presidente da celebração Padre Rondineli Cristino disse que a Eucaristia não é um pãozinho qualquer e sim o verdadeiro corpo de Jesus, é ela que sustenta o povo de Deus na caminhada e nas decaídas da vida. Quantas vezes o cristão se depara com dificuldades no caminho e por meio da Eucaristia torna a ter coragem para viver e seguir seu rumo. O presidente destacou ainda que a missão de profeta não é nada fácil. Deus caminha com seu povo, mas não lhe dá uma jornada fácil. É preciso ser firme e ter fé para conseguir chegar ao triunfo. Na segunda leitura, o profeta Elias se encontrava desanimado para com a missão e Deus o capacitou e o alimentou para que tivesse força para chegar ao Horeb, o monte de Deus.
Após a Santa Missa houve leilão de prendas organizado pelo grupo dos ministros da comunhão eucarística.

Matéria: Josiédson Expedito
Fotos: Pâmella Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário